Feriado de Tiradentes: quem foi e o que ele fez?
Joaquim José da Silva Xavier é, hoje, reconhecido como um dos líderes da independência
Foto: Freepik - Monumento em homenagem a Tiradentes em Ouro Preto, Minas Gerais
Por Da Reportagem Local | 21 de abril, 2023

O Brasil comemora o feriado nacional do Dia de Tiradentes nesta sexta-feira, 21 de abril. A data faz referência a um dos principais líderes da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier. Além de ser um dos líderes da independência do país, Joaquim era um dentista, por isso recebeu o apelido.

Tiradentes organizou várias reuniões secretas entre os inconfidentes, para discutir planos para proclamar a independência do país em relação a Portugal. Mas, o movimento foi descoberto pelas autoridades portuguesas e os líderes foram presos e julgados.

Ele foi denunciado e preso pela coroa portuguesa, sendo o único a assumir sua participação na conspiração e a receber a sentença de morte por enforcamento, justamente no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado e suas partes expostas em locais públicos. A punição máxima foi usada como uma forma de lição para que os demais não tentassem novamente uma revolução.

Foi no governo de Deodoro da Fonseca que foi decretado que o dia 21 de abril seria considerado dia dos “precursores da independência brasileira, resumidos em Tiradentes”.

Ele se tornou uma figura tão importante para a história nacional que foi declarado patrono cívico da nação brasileira no dia 9 de dezembro de 1965, com a publicação da Lei de nº 4.897, no governo de Castello Branco. A data é celebrada como o Dia de Tiradentes, em memória ao que lutou pela independência do país.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Stella Vicente | 08 de maio de 2024
Paróquias revertem coleta das missas em doações ao Rio Grande do Sul
Por Guilherme Gandini | 08 de maio de 2024
Campanha Leão Amigo faz prestação de contas e busca fortalecimento
Por Guilherme Gandini | 08 de maio de 2024
Washington Luís terá abordagens durante a campanha Maio Amarelo