Fenômeno raro: mês de maio termina com chuva de meteoros visível
Tau-Herculídeas está prevista para ocorrer durante a madrugada do dia 30 para dia 31 de maio
Foto: DIVULGAÇÃO - Chuva de meteoros Tau-Herculídeas terá diversas estrelas cadentes por hora, a uma velocidade de 16km/s
Por Myllayne Lima | 30 de maio, 2022
 
 

Na terça-feira, 31, um fenômeno raro e aguardado deve passar pelo Brasil. A chuva de meteoros Tau-Herculídeas terá diversas estrelas cadentes por hora, a uma velocidade de 16km/s. O acontecimento terá melhor visibilidade na região norte do país.  

“Além do Sol, dos planetas e seus respectivos satélites, também existem vários outros objetos menores no Sistema Solar como, por exemplo, asteroides, meteoroides e cometas. No espaço interplanetário encontram-se fragmentos rochosos dos mais variados tamanhos. Os astrônomos consideram grãos de poeira (ou micrometeoroides) os fragmentos de até 0,1 milímetro de tamanho. Já os fragmentos entre 0,1 milímetro e 10 metros de extensão são chamados meteoroides enquanto que os fragmentos com mais de 10 metros são denominados asteroides. Além de rocha, meteoroides e asteroides são eventualmente compostos por metais (ferro e níquel)”, explica Guilherme Prata, professor de astronomia. 

O docente conta como são formadas as populares estrelas cadentes. “Quando um meteoroide entra na atmosfera da Terra, ele viaja a uma velocidade muito alta (cerca de dezenas de quilômetros por segundo), comprimindo a porção de gás atmosférico que se encontra imediatamente à sua frente. Isso causa um aquecimento extremamente rápido desse gás, culminando na formação do rastro luminoso que vemos no céu. Esse rastro luminoso é chamado meteoro, conhecido popularmente como estrela cadente.” 

Guilherme fala sobre as diferenças entre meteoro e meteorito. “Durante sua queda, o meteoroide também é aquecido pelo gás comprimido. Devido à temperatura elevada adquirida e ao atrito com a atmosfera, o meteoroide sofre um enorme desgaste durante sua trajetória, perdendo massa e tamanho. O meteoroide que consegue atingir o solo é denominado é denominado meteorito. Os meteoritos mais frequentes na superfície da Terra muito provavelmente vêm do cinturão de asteroides situado entre as órbitas dos planetas Marte e Júpiter.” 

O docente de astronomia pontua que as chuvas de meteoros que acontecerão no país estão associadas a cometas. “A chuva de meteoros é o fenômeno caracterizado pela ocorrência de vários meteoros em um breve intervalo de tempo. Os traços luminosos parecem vir de uma região específica do céu, denominada radiante. A chuva de meteoros recebe o nome da constelação onde estiver seu radiante como, por exemplo, Aquáridas (Aquário) e Perseidas (Perseu). Geralmente, essas chuvas de meteoros estão associadas a cometas.” 

Quando os cometas caem na Terra, produzem chuvas de meteoros. “Cometas são corpos compostos essencialmente por rocha, gases congelados e grãos de poeira rochosa e possuem tipicamente um tamanho inferior a dezenas de quilômetros. Ao se aproximarem do Sol, aquecem-se e liberam material, formando a cauda do cometa. Isso porque parte do material liberado por um cometa permanece orbitando o Sol, seguindo a órbita do próprio cometa. Quando a Terra cruza ou passa perto dessa órbita, esses fragmentos caem na Terra, produzindo uma chuva de meteoros.” 

Guilherme finaliza contando sobre a chuva de meteoro que vai acontecer no Brasil, onde será vista e o horário. “Esse é o caso da chuva de meteoros Tau-Herculídeas, prevista para ocorrer durante a madrugada do dia 30 para dia 31 de maio. Os fragmentos são do cometa 73P/Schwassman-Wachmann 3 (SW 3), fragmentado em 1995. Alguns cálculos mostram que a Terra atravessará uma densa região de detritos na madrugada de 30 para 31 de maio. Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o momento de maior intensidade da chuva poderá ser acompanhado por volta das 2h15 do dia 31, o radiante na direção norte, próximo ao horizonte, o que pode dificultar a visualização do fenômeno.” 

 

Autor

Myllayne Lima
Repórter de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 18 de maio de 2024
Antigomobilistas realizam encontro mensal de carros na Praça da Matriz
Por Guilherme Gandini | 17 de maio de 2024
Foragido da saidinha é preso suspeito de matar idosa com marreta
Por Da Reportagem Local | 17 de maio de 2024
Apae Catanduva realiza Leilão de Gado no Recinto pelo segundo ano