Integrantes da Liga de Clínica Médica da Fameca/Unifipa visitaram o Recanto Monsenhor Albino na quarta-feira, 6 de novembro, com o objetivo de conscientizar colaboradores e pessoas idosas institucionalizadas sobre a hipertensão e os cuidados necessários para prevenção e tratamento. A ação faz parte do projeto de extensão de Clínica Médica e envolveu a exibição de banner explicativo com recomendações de prevenção e uso adequado de medicamentos.
“Também aproveitamos e fizemos a aferição da pressão arterial”, conta Lara Pereira de Souza, aluna do quarto ano e presidente da Liga, destacando a importância de oferecer atendimento direto e informativo para o público idoso.
Segundo Lara, o projeto também realiza ações educativas no Centro Dia e no Programa Longa Vida, ambos órgãos municipais dedicados ao cuidado da população idosa.
A estudante reforça a relevância do monitoramento da pressão arterial, especialmente entre a população idosa. “A mensagem que fica é que a hipertensão precisa ser sempre acompanhada, independente da pessoa idosa ser institucionalizada ou não. Precisamos sempre fazer o rastreio com a aferição da pressão para diagnosticá-la precocemente, tratar e evitar que ela se torne grave e descontrolada”, afirmou.
O encontro promoveu o entendimento sobre os riscos da hipertensão, condição que afeta grande número de idosos no Brasil e que, se não tratada corretamente, pode levar a sérias complicações, como acidentes vasculares e problemas cardíacos.
Para os estudantes de Medicina, essas ações de extensão são fundamentais para ampliar o conhecimento sobre saúde pública e desenvolver relação de cuidado direto com a comunidade.
Autor