Estudante de Catanduva poderá compor delegação brasileira em Harvard
Vitória Almeida é aluna do Instituto Federal e terá experiência em simulações da ONU; ela ainda busca o dinheiro necessário
Foto: Arquivo Pessoal - Vitória passou em programas de estudo da Oxford e, recentemente, de Harvard
Por Guilherme Gandini | 21 de julho, 2024

Vitória Almeida tem 16 anos, é aluna do Instituto Federal de São Paulo - Campus Catanduva (IFSP) e a primeira estudante da cidade aprovada para participar de Programa de Simulações da ONU nas Universidades de Harvard e Yale. Ela busca somar R$ 17 mil em vaquinha virtual e doações de amigos para ter os recursos necessários, no prazo, para realizar a viagem de estudos.

O interesse de Vitória pelas simulações da ONU, a Organização das Nações Unidas, começou no ano passado. Nesse tipo de atividade, os alunos representam países e seus interesses, sejam eles relacionados a guerras, economia, entre outros temas de relevância. Na época, ela iniciava os estudos no IFSP e passou a frequentar o projeto IFMun, que trata sobre direitos humanos.

“Entrei nesse projeto e com o tempo fui aprendendo cada vez mais, foi quando comecei a simular via online, ganhei mais de 10 premiações como melhor delegada, melhor escrita, melhor oralidade. Em 2024, me tornei bolsista do projeto IFMun, administro as redes sociais e coordeno aulas junto ao professor. Dei palestras no Senac e também nas aulas do próprio projeto”, conta.

A partir daí, ela se inscreveu e passou em programa de bolsa para Oxford, onde ficaria duas semanas estudando sobre lei e história. Mas por motivos financeiros, não conseguiu ir. Pouco depois, viu a oportunidade em Harvard e se inscreveu para compor delegação de brasileiros que irão para lá e foi aprovada. A viagem será de 21 dias, começando em janeiro de 2025. 

“Quando fiz minha inscrição, sabia que era necessário ter experiência em simular e também em inglês; por isso meses atrás comecei a focar em simulações, debates, palestras e aulas de inglês. Lá iremos inicialmente para Yale, onde teremos uma simulação da ONU na própria universidade. Após iremos para Boston, na Universidade de Harvard, também debater. E em seguida passaremos uma semana em Nova York, onde irei debater na Assembleia da ONU”, detalha.

Para contribuir com a meta traçada pela estudante, é possível doar qualquer valor para o Pix 460.068.338-24. Para falar diretamente com a jovem, o WhatsApp é 17 98100-5883. “Realizar o sonho de estudar em Harvard aos 16 anos será uma experiência única que transformará minha vida e de minha família. Agradeço a todos que estão me ajudando”, completa.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci