A Faculdade de Medicina Faceres, de Rio Preto, realiza a 6ª edição do Simpósio Internacional de Ensino, Pesquisa em Saúde (Sieps), que tem como tema central “Ensino, Pesquisa e Ética na Inovação Tecnológica em Saúde”. O encontro, iniciado ontem, reúne especialistas nacionais e internacionais para discutir os impactos e as possibilidades da tecnologia aplicada à saúde, à luz dos princípios éticos que devem orientar a formação profissional, a pesquisa e a prática clínica.
Em um momento de transformações digitais aceleradas, como inteligência artificial, big data, simulações clínicas e ambientes virtuais de aprendizagem, o Sieps se apresenta como espaço para o diálogo interdisciplinar e interinstitucional.
“O objetivo é estimular uma educação comprometida com a ética, uma pesquisa responsável e uma prática clínica cada vez mais centrada no cuidado humano” diante das inovações tecnológicas emergentes”, destaca a Prof.ª Dra. Talita Valentino, coordenadora de Pesquisa da Faceres.
A programação, organizada em eixos temáticos, será realizada entre os dias 1º e 4 de outubro de 2025, com palestras, mesas de discussão e o tradicional Workshop Café Virtual dos CEPs. Nesta quinta, segundo dia do encontro, o tema é “Saúde Digital e Humanização do Cuidado”; amanhã, “Ética na Pesquisa e na Prática Tecnológica” e, no sábado, será realizado o workshop.
Entre os destaques internacionais estão o Prof. Dr. Henrique Martins, referência em gestão e inovação tecnológica em saúde e membro do Board of Directors do HL7 Europe Foundation; e o Prof. Dr. Rui Nunes, catedrático da Universidade do Porto, diretor do Centro de Bioética, vice-presidente da Academia Nacional de Medicina e uma das maiores autoridades em bioética.
O Sieps 2025 pretende promover debates de vanguarda que conectam ciência, inovação e ética, preparando profissionais para responder aos desafios contemporâneos da saúde.
Realizado pela Faceres, o Sieps tem apoio da Racs – Rede Acadêmica das Ciências da Saúde da Lusofonia, da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e do Núcleo de Desenvolvimento e Desempenho de Educadores (NDDE).
Autor