Especialista reforça importância do Médico do Trabalho nas corporações
Marco Peruchi enfatiza que função vai além da prevenção de doenças ocupacionais; foco é a saúde o bem-estar
Foto: Divulgação - Marco Peruchi diz que a presença de um médico do trabalho é vital para qualquer empresa
Por Da Reportagem Local | 11 de junho, 2024

A Medicina do Trabalho é um campo essencial que transcende a prevenção de doenças profissionais, representando compromisso contínuo com o bem-estar dos colaboradores e o cumprimento das normativas legais. Atualmente, a relevância do médico do trabalho está mais evidente do que nunca, destacando-se como peça-chave nos ambientes corporativos.

O cardiologista, ecocardiografista e médico do trabalho Marco Peruchi, de Catanduva, enfatiza que a Medicina do Trabalho vai além da prevenção de doenças ocupacionais. “É um compromisso com o bem-estar dos colaboradores”, diz o especialista, afirmando que o profissional da área desempenha diversas funções cruciais dentro de uma empresa.

Entre suas responsabilidades estão a prevenção de doenças ocupacionais, a partir da identificação de riscos e implementação de medidas preventivas; a promoção da saúde por meio de programas internos de incentivo à adoção de hábitos saudáveis; cumprimento das normas legais relativas à saúde e segurança do trabalho, evitando multas e sanções; gestão do absenteísmo por meio de programas de reabilitação e retorno ao trabalho; e a oferta de apoio psicológico para os colaboradores, melhorando a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

“Sem dúvidas, essas ações trazem grandes benefícios para a empresa, como aumento da produtividade, uma vez que colaboradores saudáveis e satisfeitos tendem a ser mais produtivos e engajados em suas funções. Além disso, a prevenção de doenças e acidentes de trabalho contribui para a redução de custos com afastamentos e tratamentos médicos”, explica Peruchi.

Ele reforça que a presença de um médico do trabalho é vital para qualquer empresa que deseja promover a saúde, o bem-estar e a segurança de seus colaboradores. “Este profissional não apenas ajuda a cumprir as determinações legais, mas também contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.”

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Redação | 25 de junho de 2024
Férias de julho: veja atrações turísticas no estado de São Paulo
Por Da Reportagem Local | 25 de junho de 2024
Curso de Direito da Unifipa recebe Selo OAB Recomenda pela segunda vez
Por Guilherme Gandini | 25 de junho de 2024
Univesp divulga resultado e primeira chamada do Vestibular hoje