Método utilizado em vários países, tanto na atenção primária à saúde quanto, e preferencialmente, nos diversos serviços de atenção do idoso, agora faz parte do processo diário dos profissionais de enfermagem e dos serviços de assistência do Recanto Monsenhor Albino.
O Plano Centrado na Pessoa (PCP) com foco no idoso, iniciado em junho, tem como prioridade a elaboração de um conjunto de manejos que exploram a saúde, a doença e seu impacto no idoso em oposição à sua deficiência, ao serviço ou outra questão particular que possa interferir no processo.
Com reuniões quinzenais, todos os serviços de assistência do Recanto - Enfermaria, Educação Física, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição e Fonoaudiologia se reúnem para discutir pendências e a resolutividade dos assuntos trabalhados.
“Cada profissional aponta suas observações em papéis coloridos, identificando os problemas individualmente em um contexto multiprofissional”, explica a responsável técnica da enfermagem Juliana Fachim, idealizadora do projeto.
Para ela, “o profissional deve estar adaptado às necessidades individuais do idoso, construindo um tratamento pautado na dignidade, compaixão e respeito”.
Autor