A Prefeitura de Novais, por meio da Equipe Municipal de Combate à Dengue, emitiu alerta em suas redes sociais, na terça-feira, 28 de fevereiro. Na nota, o órgão pede a colaboração da população por conta do período de chuvas, que se torna favorável à proliferação do mosquito transmissor.
“Pedimos que façam a vistoria de seus quintais pelo menos uma vez por semana. Dê uma olhadinha em suas calhas e lajes para ver se não estão acumulando água da chuva. Lembrando que é de extrema importância a sua colaboração para combater a transmissão do mosquito”, clamou a Prefeitura, que também recomendou o uso de repelente para a população.
Além disso, o órgão afirmou que a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), de São José de Rio Preto, informou que o estoque de inseticida terminou e que não há previsão para retomar o fornecimento. O fato preocupa o município, ao passo que o estoque local também está no final.
Também foi enfatizado que eliminar os criadouros é o método mais eficiente para diminuir a infestação do mosquito. Ou seja, quanto menor o número de criadouros, menor o número de mosquitos e menor o número de doentes. “O veneno não mata larvas. Ele mata somente o mosquito adulto e, por este motivo, faz-se necessário a colaboração de todos”, ressaltou.
Autor