Energisa reforça importância de manter hábitos de consumo consciente da energia 
Boas práticas no dia a dia evitam desperdício de energia e susto com a conta no final do mês
Foto: DIVULGAÇÃO - Equipes da Energisa mantém rotina de manutenção preventiva
Por Da Reportagem Local | 06 de abril, 2022
 

Com temperaturas mais amenas na maior parte do país, há quem concorde que os primeiros dias do outono já permitem aos brasileiros reduzir o uso do ar condicionado, certo? Mas, sai o ar condicionado, entra o chuveiro elétrico, e qualquer que seja o clima, consumo consciente da energia elétrica é um hábito que precisa ser praticado durante o ano todo.   

O coordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira, relembra que a partir do anúncio da bandeira tarifária escassez hídrica, que representa uma taxa extra de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos, muitas pessoas conseguiram mudar o comportamento ao usar a energia no dia a dia.

“Esses novos hábitos de consumo devem continuar, mesmo que tenhamos registrado maior volume de chuvas nos últimos meses. Os níveis dos reservatórios das hidrelétricas ainda estão críticos e o uso ineficiente da energia é sinônimo de desperdício e alta na conta ao final do mês”, alerta.  

E nessa temporada de clima mais ameno, um conhecido “vilão” pode retomar a liderança do consumo da energia doméstica. “O chuveiro elétrico representa até 30% do consumo mensal de uma residência. Banho demorado com o chuveiro ligado é um dos hábitos que ajudam a conta de energia ficar bem salgada”, exemplifica.  

Além de fechar o equipamento na hora de ensaboar o corpo e lavar os cabelos, mantenha a temperatura no modo 'verão' e limpe os orifícios do chuveiro para tirar toda a sujeira que impede que a água saia com facilidade, o que também ajuda a reduzir o tempo do banho.  

Independentemente da bandeira tarifária vigente, outros equipamentos, quando usados de maneira indevida, também potencializam o gasto de energia.

“Abrir a geladeira toda hora, manter os aparelhos em stand-by, deixar o ferro de passar roupas ligado por muito tempo e lâmpadas acesas sem necessidade são alguns comportamentos individuais e coletivos que elevam o consumo em uma residência. Então, as dicas de economia que colocamos em prática no início da bandeira escassez hídrica precisam, definitivamente, fazer parte do nosso dia a dia”, destaca Thiago.  

CADASTRO ATUALIZADO 

A Energisa mantém cronograma de manutenções preventivas para assegurar a qualidade e continuidade no fornecimento de energia elétrica nos locais onde atua. Essas manutenções incluem substituição de equipamentos; limpeza da fiação; retirada de galhos de árvores que atingem a rede elétrica, entre outros serviços.  

Em algumas dessas situações, o desligamento da rede elétrica é indispensavelmente necessário, para a segurança dos eletricistas, do sistema elétrico e da comunidade no geral.  

Nos casos dessas manutenções programadas, a concessionária consegue comunicar os clientes da localidade atingida com antecedência, a fim de que o cliente se programe para o período em que o fornecimento de energia estará interrompido.   

Os comunicados são feitos por meio de rádios locais, site da empresa, aplicativo Energisa On e via SMS para os celulares de clientes com o cadastro atualizado na concessionária. Além disso, a concessionária está investindo em um projeto-piloto, visando ampliar a comunicação direta com os clientes, com o envio de comunicado de desligamento programado também pelo whatsapp.  

 Para tanto, é indispensável que o titular da unidade consumidora esteja com os dados cadastrais atualizados no sistema da Energia, inclusive com o número de celular. Assim, ele receberá a informação quanto à data, horário de início e finalização do serviço, que pode ser concluído antes do previsto.  

Para receber os comunicados da Energisa Sul-Sudeste, o titular da unidade consumidora pode atualizar o seu cadastro sem sair de casa, pelos canais de atendimento: Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android); Gisa: (18) 99120-3365 (assistente virtual da Energisa pelo whatsapp); site servicos.energisa.com.br; e Call Center:  0800 70 10 326. 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 23 de junho de 2024
Elias Nechar conquista cinco medalhas no Concurso Canguru de Matemática
Por Guilherme Gandini | 23 de junho de 2024
Instituto Federal faz seleção para vagas no curso de Fabricação Mecânica
Por Da Reportagem Local | 23 de junho de 2024
Ciesp inicia pesquisa para suprir demandas do setor industrial