Enem terá 2,3 mil estudantes prestando provas em Catanduva
Exame avalia o desempenho dos estudantes na educação básica e é uma das principais portas de entrada para o ensino superior
Foto: Divulgação/MEC - Provas do Enem serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro; orientações estão na Página do Participante
Por Guilherme Gandini | 10 de novembro, 2022

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que realizarão as provas nos dias 13 e 20 de novembro, estão na reta final dos preparativos para o exame. Conforme registros do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2.369 estudantes vão prestar suas provas em Catanduva, de um total de 3,3 milhões de inscritos.

Na região, as localidades mais próximas que receberão as provas são Monte Alto (517 inscritos), Novo Horizonte (650), Taquaritinga (471), Olímpia (879) e São José do Rio Preto (7.572).

Além de organizar documento de identificação válido, caneta e lanche, os vestibulandos devem levar o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante. O documento é imprescindível para o participante saber o horário de aplicação do Enem 2022, bem como seu local de prova. Os endereços, por segurança, não são divulgados abertamente pelo Inep.

Outras informações que constam no cartão são número da inscrição, língua estrangeira selecionada, bem como tratamento pelo nome social e atendimento especializado — caso tenham sido solicitados e os pedidos, aprovados. Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda que o inscrito leve o cartão de confirmação nos dois dias de aplicação.

No primeiro dia de Enem, além da redação, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, os participantes fazem as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões em cada área do conhecimento.

No caso do Enem Digital, que não teve qualquer inscrito em Catanduva, a redação seguirá os mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel, redigida em formato impresso.

O ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame.

Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 09 de maio de 2024
Procon de Catanduva divulga dicas e orienta sobre direitos do consumidor
Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2024
Inscrições para Vestibulinho da Etec Elias Nechar são prorrogadas
Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2024
Catanduva volta a receber ‘Pint of Science’ com três dias de atividades