Para reforçar os alertas sobre cuidados e prevenção envolvendo a dengue, chikungunya e zika vírus, o Brasil instituiu o penúltimo sábado de novembro como o Dia Nacional de Combate à Dengue. Em Catanduva, a data foi lembrada pela EMCAa – Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti, que desenvolveu ação de conscientização na área central.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os agentes de endemias se mobilizaram com pedágio educativo na rua Brasil, no cruzamento com a rua Minas Gerais, e abordagem dos munícipes no entorno da praça da Igreja Matriz, aproveitando o movimento do comércio. “O trabalho visou à conscientização para o combate à dengue, missão nossa de cada dia.”
O trabalho ganha ainda mais importância diante da proximidade do verão, período em que o mosquito mais se propaga e estação que, no Brasil, vem acompanhada de chuvas, tornando o cenário favorável ao Aedes e perigoso para as vítimas dessas doenças. Este ano, Catanduva registrou 3.658 casos de dengue até outubro, na terceira pior epidemia de sua historia.
Segundo a EMCAa, ações simples podem ajudar no combate ao mosquito, principalmente, no quintal de casa. Entre as medidas que podem ser adotadas estão: evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de planta; manter a caixa d’água sempre fechada e realizar limpezas periódicas; vedar poços e cisternas; e descartar o lixo de forma adequada.
Autor