Embaúba recebe CineSolar hoje com sessões movidas a energia solar
Primeiro cinema itinerante desse modelo do Brasil será montado na Praça Municipal, com evento gratuito, a partir das 18 horas
Crédito: Pedro Cerqueia - O local é a Praça Municipal, mas em caso de chuva será a CEMEF Miguel Stelute
Por Da Reportagem Local | 30 de agosto, 2023

Embaúba recebe nesta quarta-feira, dia 30, a experiência do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, com sessões gratuitas para a população e oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens.

Com patrocínio da CPFL Energia e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal, serão exibidos curtas-metragens e o filme “Mogli - O Menino Lobo”, a partir das 18 horas, na Praça Municipal. As sessões terão distribuição de pipoca e o público poderá visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

O CineSolar, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1.870 sessões, com exibição de 180 filmes, e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal.

O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

“Viajando pelo Brasil presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

PROGRAMAÇÃO

A programação começa às 18 horas com a primeira sessão de curtas-metragens infantis e ambientais com o tema “Protagonistas do Amanhã: Moldando o Futuro”. Os curtas escolhidos são: “A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira”, “Trincheira”, “Pedro e o Velho Chico”, “Valentino” e “Lily’s Hair”.

Às 19 horas tem início a segunda sessão com o filme “Mogli - O Menino Lobo”. A entrada é gratuita e não é necessário ter ingresso. O local em caso de chuva será a CEMEF Miguel Stelute, situada na rua Avelino Gonçalves, nº 200, na Cohab II.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Stella Vicente | 30 de abril de 2024
Pindorama terá Jornada Esportiva em prol do Núcleo Caminho Luz
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Correios implanta CEP por logradouro em Pindorama e outros 16 municípios
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Elisiário faz apresentações teatrais sobre dengue nas escolas e no Cras