Embaúba recebe nesta quarta-feira, dia 30, a experiência do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, com sessões gratuitas para a população e oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens.
Com patrocínio da CPFL Energia e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal, serão exibidos curtas-metragens e o filme “Mogli - O Menino Lobo”, a partir das 18 horas, na Praça Municipal. As sessões terão distribuição de pipoca e o público poderá visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.
O CineSolar, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1.870 sessões, com exibição de 180 filmes, e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal.
O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.
“Viajando pelo Brasil presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.
PROGRAMAÇÃO
A programação começa às 18 horas com a primeira sessão de curtas-metragens infantis e ambientais com o tema “Protagonistas do Amanhã: Moldando o Futuro”. Os curtas escolhidos são: “A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira”, “Trincheira”, “Pedro e o Velho Chico”, “Valentino” e “Lily’s Hair”.
Às 19 horas tem início a segunda sessão com o filme “Mogli - O Menino Lobo”. A entrada é gratuita e não é necessário ter ingresso. O local em caso de chuva será a CEMEF Miguel Stelute, situada na rua Avelino Gonçalves, nº 200, na Cohab II.
Autor