Em Catanduva, Ipem-SP realiza verificação de radar na Washington Luís
Objetivo é verificar se a leitura dos radares está em conformidade com a velocidade permitida na rodovia
Foto: Divulgação/Ipem - Verificação é realizada por viatura dotada de medidor de velocidade de alta precisão
Por Da Reportagem Local | 16 de maio, 2025

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, fará verificação metrológica no radar instalado na rodovia Washington Luís (SP-310), km 385, em Catanduva, nesta sexta-feira, 16.

Conforme a portaria Inmetro 158/2022, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo. O procedimento leva de 20 minutos até 1 hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.

A verificação é realizada por viatura dotada de medidor de velocidade de alta precisão. Os ensaios são realizados em cinco velocidades. Após a passagem da viatura pelo medidor, os resultados registrados pelo seu sistema são confrontados com os obtidos pelo Ipem-SP.    

Caso o equipamento seja aprovado, recebe certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro. Para as multas emitidas serem legítimas, o medidor de velocidade precisa ter sido verificado e aprovado pelo Ipem-SP.

Para saber se o medidor de velocidade foi vistoriado e está dentro da validade, é possível acessar o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE): https://servicos.rbmlq.gov.br. Em 2024, o Ipem-SP verificou 5.028 radares nos 645 municípios que compõem o Estado de São Paulo.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 28 de setembro de 2025
David Roger defende fim das distorções sem elevar o IPTU
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Empresas podem participar do Aeropatas e celebrar o Dia dos Animais
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Homem é preso após oferecer drogas a guarda municipal de folga