Incentivando e encorajando a criatividade, nutrindo a imaginação e conduzindo sua filha de apenas 6 anos de idade a um pensamento livre e autônomo, a educadora catanduvense Flávia Clemente Soto é adepta da pedagogia Waldorf. Para ela, é importante trabalhar, ao mesmo tempo, as habilidades sociais, motoras, cognitivas e emocionais da criança.
“A pedagogia Waldorf vem ganhando destaque na formação pedagógica, por atender à educação do futuro. Hoje, vemos o mercado de trabalho exigindo dos profissionais habilidades como pensamento crítico e inteligência emocional, e o desenvolvimento dessas competências tende a conquistar mais importância no futuro”, defende Flávia.
Segundo ela, uma das características marcantes da pedagogia Waldorf é o fato de não se exigir do aluno o cultivo precoce do pensamento abstrato.
“A proposta é que as aulas sejam um preparo para a vida. Procura-se desenvolver as qualidades necessárias para que os jovens floresçam e saibam lidar com as constantes e velozes mudanças que se apresentam no mundo com criatividade, flexibilidade, responsabilidade e capacidade de questionamento”, explica a educadora.
Flávia é mãe de Maria Fernanda Clemente Soto Lorensini. A menina aparentemente mostra futuro promissor em modalidades esportivas com rodinhas: patins e skate. Juntas, elas frequentam da Pista de Skate de Catanduva, onde a menina pode praticar, aprimorando habilidade e equilíbrio.
“Tendo como base as fases do desenvolvimento humano, na educação infantil da metodologia Waldorf o foco é estimular a criatividade por meio do livre brincar, desenvolvendo o pensamento crítico necessário à próxima etapa: o segmento escolar”, acrescenta Flávia Soto.
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