Educação de Itajobi vence premiação em SP e é a segunda do Brasil
Avaliação considerou cidades com até 30 mil habitantes e desempenho no IGMA, o Índice de Gestão Municipal Aquila
Fotos: Prefeitura de Itajobi - Diretoria de Educação investiu em melhorias para preparar alunos para os desafios do futuro
Por Guilherme Gandini | 15 de dezembro, 2023

Itajobi ficou na primeira colocação estadual e segunda nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, na categoria de Educação, entre os municípios com até 30 mil habitantes. Os vencedores da terceira etapa nacional foram anunciados, esta semana, em Brasília/DF.

A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos.

O prefeito Sidiomar Ujaque, o Paquinho, expressou sua satisfação e orgulho pela conquista: "Este é um momento extraordinário para todos nós em Itajobi. A vitória no Prêmio Band Cidades Excelentes na área da Educação é um reflexo do trabalho árduo e da dedicação de nossa comunidade, educadores e gestores. Estamos comprometidos em oferecer uma educação de qualidade que capacite nossos alunos a alcançarem seu pleno potencial. Este prêmio é um incentivo para continuarmos investindo na formação de nossas futuras gerações".

O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio.

A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final. A atualização de dados do IGMA, segundo o site oficial do Instituto Aquila, foi realizada em 15 de setembro de 2023.

O Prêmio Band Cidades Excelentes leva em conta os pilares do IGMA, desenvolvido pelo Aquila: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Na categoria Educação, foram premiadas em São Paulo as cidades de Itajobi, no grupo de até 30 mil habitantes, Jaguariúna, de 30 a 100 mil, e Botucatu, com mais de 100 mil habitantes. No país, os vencedores foram, respectivamente, Pires Ferreira/CE, Eusébio/CE e Sobral/CE.

A diretora de Educação de Itajobi, Glauci Rodrigues Pastre, ressaltou os investimentos realizados para promover o avanço da educação: "Os investimentos recentes em infraestrutura, formação de professores e adoção de metodologias inovadoras são reflexos do nosso empenho em oferecer uma educação que prepare nossos alunos para os desafios do futuro. Este prêmio é um reconhecimento do trabalho árduo de toda a comunidade educacional de Itajobi".

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Correios implanta CEP por logradouro em Pindorama e outros 16 municípios
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Elisiário faz apresentações teatrais sobre dengue nas escolas e no Cras
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Projeto itinerante Movimento & Saúde chega a Itajobi neste sábado