Direito da Unifipa realiza roda de conversa e lança cartilha educativa
Foto: Divulgação/FPA - Atividade envolveu integrantes do projeto Direito e Sexualidade e alunos de Psicologia
Objetivo foi oferecer letramento básico sobre diversidade sexual e de gênero, incentivando a ambiente acadêmico mais inclusivo
Por Da Reportagem Local | 05 de junho, 2025

O curso de Direito da Unifipa promoveu na terça-feira, 3, a roda de conversa “O ABC da Diversidade”, no Campus São Francisco. A atividade foi direcionada aos estudantes do 1º e 2º anos que integram o projeto de extensão Direito e Sexualidade e aos docentes e discentes do curso de Psicologia, em alusão ao mês do orgulho LGBTQIA+.

O objetivo foi oferecer letramento básico sobre diversidade sexual e de gênero, incentivando a construção de ambiente acadêmico mais acolhedor e inclusivo.

O encontro contou com a participação do psicólogo Ricardo Gasolla, docente do curso de Psicologia da Unifipa, especialista em Psicologia Clínica com ênfase em Psicanálise e em Educação em Direitos Humanos.

Ele ressaltou a relevância do tema na formação acadêmica: “Discutir sexo, gênero e sexualidade com docentes e discentes dos cursos de Direito e Psicologia da Unifipa representa compromisso técnico, ético e político com a formação de estudantes que, futuramente, atuarão em contextos profissionais nos quais essas questões estarão presentes e exigirão respostas efetivas.”

Na ocasião foi lançada a cartilha educativa “ABC da Diversidade: Primeiros Passos para Compreender a Diversidade Sexual e de Gênero”, elaborada pela professora Márcia Menin, coordenadora do projeto Direito e Sexualidade.

A publicação busca contribuir para a formação cidadã dos futuros profissionais do Direito. A cartilha foi produzida com apoio da Comissão de Diversidade e Gênero e da Comissão de Direitos Humanos da OAB, que colaboraram com a ilustração e impressão dos exemplares.

Para a educadora, iniciativas como essa são fundamentais na formação crítica dos estudantes: “Esse tipo de evento é essencial para que os discentes reflitam sobre o papel que desempenharão como futuros operadores do Direito diante de violações recorrentes contra uma minoria historicamente marginalizada”, afirmou.

A cartilha está disponível para acesso gratuito no site https://docs.fundacaopadrealbino.com.br.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 28 de setembro de 2025
David Roger defende fim das distorções sem elevar o IPTU
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Empresas podem participar do Aeropatas e celebrar o Dia dos Animais
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Homem é preso após oferecer drogas a guarda municipal de folga