
A Diocese de Catanduva realiza nesta terça-feira, 26, uma preparação para o mês da bíblia, celebrado em setembro. Em todas as paróquias, terá uma formação sobre o texto utilizado no próximo mês, a Carta de São Paulo aos Romanos. O encontro terá como objetivo instruir as pessoas a compreenderem a leitura e será conduzido por padre e seminaristas.
“Estudar a bíblia nos ajuda a compreender corretamente como interpretar textos bíblicos. Hoje, nós temos um perigo muito grande que é a leitura fundamentalista e é preciso que a gente saiba de fato o que o texto quer dizer”, diz o bispo dom José Benedito Cardos, idealizador da ação.
Na paróquia São Francisco de Assis, de Catanduva, um dos seminaristas designados para a formação é Gabriel Milani, do 3º Ano do Discipulado. Ele relata como se sente ao viver essa experiência nova de partilha da palavra: “Para mim, é uma graça poder partilhar a Palavra e, ao mesmo tempo, ser evangelizado junto com a comunidade. Sinto que a Palavra toca cada coração de um jeito especial, inclusive o meu, e isso fortalece também a minha vocação.”
Na preparação, sobre a Carta aos Romanos, Gabriel demonstra como o estudo tem despertado a sua fé e vocação sacerdotal. “No Brasil, setembro é o Mês da Bíblia, mês todo dedicado à Palavra de Deus, e a preparação para vivenciar este mês é a Carta aos Romanos, proposta da CNBB, para todos nós Católicos. Um fato que tem me marcado muito é a centralidade da graça de Deus. São Paulo insiste que não é pelas nossas forças que somos salvos, mas pela fé em Cristo. Isso me faz compreender que também o sacerdócio, não é mérito humano, mas resposta a um chamado gratuito de Deus, que nos sustenta com sua graça.”
O seminarista afirma que os diversos versículos da Carta são importantes para leitura pessoal e podem ser meditados. “Durante este mês da Bíblia, a leitura da Carta aos Romanos como um todo é essencial, porque ela apresenta de maneira profunda o coração do Evangelho, que São Paulo explica e testemunha à comunidade de Roma e que hoje também fala diretamente a nós.”
O tema da formação será “A Esperança não Decepciona”, do capítulo 5, versículo 5, da Carta aos Romanos que, segundo o seminarista, faz ligação com o Ano Santo de 2025, que o Papa Francisco convocou como Peregrinos de Esperança.
“A esperança cristã não decepciona porque não está apoiada em promessas humanas, mas na fidelidade de Deus, que nunca falha. Por isso é tão importante aprofundarmos a leitura bíblica: é na Palavra que encontramos alimento, direção e força para viver e testemunhar essa esperança no dia a dia”, reforça, confidenciando que o tema o toca profundamente.
COROINHAS E ACÓLITOS
A Diocese de Catanduva também se reunirá no dia 21 de setembro para o Encontro de Coroinhas e Acólitos. O evento será em Novo Horizonte, na Paróquia São José da Santíssima Trindade. O tema será ‘’Servi ao Senhor com alegria’’, tirado do Salmo 99:2. A participação esperada é de mais de 1.500 crianças e jovens. As inscrições vão até dia 8 de setembro.
Autor
