As temperaturas mais frias e a baixa umidade do ar no inverno fazem com que haja a diminuição da transpiração corporal, deixando a pele mais seca, sensível e áspera nesse período. Assim, os cuidados com a hidratação e proteção se tornam ainda mais importantes para manter a saúde e aparência da pele intactas nesta época do ano.
Segundo a médica dermatologista Rafaela Frigério Lopes, a pele é o órgão do corpo humano que tem contato direto com o ambiente externo, sentindo as variações climáticas. “[A pele] tem tendência a ficar mais ressecada também, principalmente pelos banhos quentes que acabam alterando o nosso manto lipídico, que é nosso manto de proteção”, explica.
Rafaela afirma que um dos cuidados essenciais é a hidratação, podendo ser indicado um produto para o corpo e outro para o rosto. Além disso, a hidratação tem que ser colocada em primeiro lugar, tanto em relação ao uso de hidratantes quanto na hora de ingerir líquidos e alimentos ricos em água.
“Principalmente nessa época do ano, como a pele fica mais seca devido a essas mudanças climáticas, a gente tem que ter essa consciência da hidratação e também a hidratação oral, que acaba nos auxiliando na melhor da qualidade da pele”, diz a especialista.
A pele, além de ser o maior órgão do corpo humano, é também quem protege o organismo das agressões dos meios externos. Por isso são primordiais os cuidados básicos para mantê-la saudável. “Qualquer dano que a gente tenha nessa barreira, nós estamos deixando o nosso organismo sensível.”
Outro ponto importante fica por conta da proteção contra os raios solares, porque mesmo no inverno a exposição aos raios ultravioleta continua uma realidade. É preciso usar o protetor solar sempre que sair ao ar livre, inclusive em dias mais frios ou nublados, para manter a pele protegida do sol.
Além disso, a atenção com a umidade dos lábios tem que ser alta, pois tendem a ficar ressecados e rachados durante o inverno. Para evitar esse desconforto, é importante usar um protetor labial hidratante com ingredientes como a manteiga de karité ou óleo de coco. Por fim, é preciso proteger a pele do frio com roupas adequadas, se possível com tecidos naturais e macios, como algodão e lã.
Autor