O Coletivo Dell´arte, ponto de cultura reconhecido pelo Ministério da Cultura, comemora 16 anos de resistência e criação artística em Catanduva. Para marcar a data, o grupo realiza, até 7 de outubro, a 2ª edição do Festival de Teatro Dell´arte, iniciativa independente voltada à formação de público e à valorização de novos artistas.
Desde sua fundação, o coletivo se dedica a aproximar a população das artes cênicas por meio de festivais, mostras e oficinas. A Dell´arte reafirma o compromisso de manter viva a cena teatral local. “Seguimos acreditando que a formação de público e a criação de espaços para artistas é um ato de resistência e amor à cultura”, destaca a equipe.
A programação reúne grupos do próprio coletivo, companhias estudantis e oficina formativa de máscaras teatrais. O festival começou na quinta-feira, dia 2, com a oficina ministrada pelo diretor Rafael Back, destinada a crianças a partir de 7 anos, que teve todas as vagas preenchidas.
Neste domingo, 5, às 20h30, será realizado o cortejo cênico Palhaçarias Itinerantes com o Grupo Flor de Chita, na Praça da Matriz,. Amanhã haverá espetáculo da Bruxinha Angela, da Dell’arte, com apresentação para convidados que acompanharão a etapa de criação.
Na terça-feira, 7, no Colégio Interativo COC, será o encerramento do festival com o espetáculo estudantil “A princesa sumiu”, do Grupo CEI COC, formado por alunos da instituição.
Autor