Começa nesta sexta-feira, dia 5, a 40ª Exposição Nacional de Orquídeas de Catanduva, que se estende até o domingo, 7. O evento, que tem presença confirmada de expositores de todo o país, acontecerá no Salão de Exposições da Estação Cultura, situada na rua Rio de Janeiro, nº 100, no Centro, com programação específica para cada dia.
A ação é uma parceria da Associação Orquidófila Catanduvense com a Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Cultura, e fará parte das festividades que celebram o aniversário da cidade, segundo a diretora da exposição, a artista plástica Ana Maria Vano. “Será um presente para os catanduvenses e moradores da região”, garante.
A diretora ainda conta que esperam contar com a presença de associações de vários estados, dentre eles Minas Gerais e Goiás, e destaca que a entrada é gratuita durante todos os dias.
“A Associação Catanduvense conta com orquidários de amigos orquidófilos que venderão todos os materiais que usam para o cultivo de orquídeas. Eles também venderão orquídeas, com valor estabelecido por eles e será bem ‘em conta’, porque nós da associação precisamos destes produtos, que não se encontram em nosso comércio“, explica Ana, que ainda revela que estarão expostas plantas de diferentes espécies, como Wandas, Oncidium, Híbridos e Catileias, com valores que podem variar de R$ 10 a R$ 15.
Na sexta-feira, a programação começa às 8 horas e segue até as 21 horas para visitação do público. As plantas serão recebidas até o meio-dia, com julgamento marcado para as 13 horas. A abertura oficial, no entanto, acontece às 19 horas. Já no sábado, 6, o local estará aberto novamente das 8 às 21 horas para visitação. Por fim, no domingo, o público pode comparecer das 8 às 16 horas. Neste dia, às 15 horas será feita a entrega de prêmios e às 16 horas o encerramento oficial da exposição.
Esta será a primeira exposição a nível nacional em Catanduva desde a pandemia de Covid-19, de acordo com Ana Vano. Por isso, estão ansiosos para receber os convidados. “Essa é a 40ª exposição que fazemos desde a fundação da Associação. Os orquidófilos presentes estarão à disposição para tirar dúvidas e ensinar o seu plantio”, diz.
Autor