Entre os dias 10 e 25 de março, as comunidades de Ibaté, Araraquara, Barrinha, Catanduva e Mirassol receberão o Cine AB, projeto sociocultural que consiste na exibição gratuita de filmes dentro de uma carreta equipada e itinerante.
O projeto ficará por dois dias em cada cidade e serão exibidas cinco sessões diárias. Em Catanduva, a atividade será nos dias 21 e 22 de março, na rua Rebouças, 55, no Parque Iracema, em frente ao ginásio do Conjunto Esportivo Anuar Pachá.
De manhã e à tarde, alunos de escolas públicas assistirão aos filmes conforme agendamento. No período noturno, às 18h30, as sessões serão abertas ao público. Os interessados nas exibições noturnas devem ir até a carreta durante o dia e retirar os ingressos com antecedência.
Para assistir aos filmes, as pessoas deverão higienizar as mãos com álcool gel e utilizar máscara de proteção individual. Ao final de cada sessão, a sala de cinema será higienizada.
Estruturado em um caminhão, o cinema móvel visa alcançar o público com pouco acesso a equipamentos culturais. Com uma infraestrutura completa, ao chegar no local de destino, as laterais do caminhão se expandem, transformando-o em uma verdadeira sala de cinema, com telão, climatização, poltronas para acomodar até 91 pessoas por sessão, além de pipoqueira, dispenser para refrigerante e banheiros.
Os filmes foram especialmente escolhidos e prometem diversão e entretenimento para as comunidades. 'Detetives do Prédio Azul', 'Carrossel 2' e 'Turma da Mônica: Laços' serão algumas das produções nacionais que serão exibidas nas sessões agendadas para os alunos. Nas sessões abertas, serão exibidos os filmes 'Mogli: O Menino Lobo', no primeiro dia, e 'Homem-Aranha: Longe de Casa', no segundo dia.
Buscando a inclusão de todos, os filmes possuem legendagem descritiva, audiodescrição e Libras, para que portadores de deficiência visual ou auditiva também possam participar da programação.
O Cine AB é um projeto aprovado pela Secretaria Especial da Cultura e viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura. A realização é da NG Produções Culturais, com apoio da produtora Cepar Cultural, e o patrocínio é da AB Triângulo do Sol.
Autor