Cine Debate exibe biografia do ator Grande Othelo no sábado
Foto: Divulgação - Documentário foi exibido e premiado em festivais nacionais, como o Festival do Rio
Produção que retrata a vida e a trajetória do famoso ator brasileiro será apresentada às 14h na sala de ginástica do Sesc
Por Da Reportagem Local | 26 de junho, 2025

No próximo sábado, dia 28, o Cine Debate do Imes Catanduva faz a exibição do documentário ‘Othelo, o Grande’ (2023 – 82 minutos), que retrata a vida e a trajetória do famoso ator brasileiro Grande Othelo (1915-1993).

Exibido e premiado em festivais nacionais, como o Festival do Rio, onde ganhou o troféu de melhor documentário, o filme tem sessão gratuita e aberta ao público, a partir 14h, na sala de ginástica do Sesc Catanduva.

A mediação do debate será feita pelo idealizador do Cine Debate, o jornalista, professor do Imes e do Senac e crítico de cinema Felipe Brida.

Sebastião Bernardes de Souza Prata, o Grande Othelo, foi um dos maiores atores e comediantes do país. Órfão e neto de pessoas escravizadas, escapou da pobreza para forjar uma carreira que rompeu todas as barreiras imagináveis para um ator negro no Brasil, trabalhando com cineastas como Orson Welles, Joaquim Pedro de Andrade, Werner Herzog, Julio Bressane e Nelson Pereira dos Santos.

Enquanto a mídia se aproveitava de suas polêmicas, Othelo moldou sua própria narrativa e discutiu o racismo que o assombrou por oito décadas, duas ditaduras e mais de 100 filmes.

O Cine Debate é um projeto de extensão do curso de Psicologia do Imes Catanduva, em parceria o Sesc e o Senac Catanduva. Completa 13 anos em 2025 trazendo filmes cult de maneira gratuita a toda a população. Conheça mais em https://www.facebook.com/cinedebateimes.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 26 de setembro de 2025
Artesãos fazem feira de forma independente na Estação Cultura
Por Da Reportagem Local | 26 de setembro de 2025
‘Dança em Foco’ tem três dias de apresentações no Teatro Municipal
Por Da Reportagem Local | 25 de setembro de 2025
Cine Debate exibe filme queniano premiado em festivais independentes