Cidadão do Futuro realiza formatura dos cursos no Teatro Municipal
Evento terá apresentações culturais e entrega de certificados para formandos de seis cursos profissionalizantes
Foto: Divulgação - Festa de Encerramento dos Cursos também vai certificar as empresas parceiras
Por Da Reportagem Local | 28 de novembro, 2023

O Programa Beneficente Criança Cidadão do Futuro realiza na quinta-feira, 30 de novembro, no Teatro Municipal Aniz Pachá, a Festa de Encerramento dos Cursos de 2023. O evento está marcado para as 19 horas e terá apresentações do Coral e da Cia de Dança Cidadão do Futuro, além da entrega de certificados para estudantes de seis cursos profissionalizantes.

Os formandos são dos cursos de Rotinas Administrativas, Gestão Empresarial, Comunicação, Matemática Raciocínio Lógico, Almoxarife e Assistente Administrativo Industrial.

Conforme o cronograma, a diretora do programa, professora Eliete Estevam Gomes fará a abertura do evento. Em seguida será a apresentação do coral com a organização do professor Gustavo Fávero, entrega de certificados e encerramento com o grupo de dança organizado pelos professores Julie Marchi e Gustavo Fávero com o tema “O Cinema em Dança”, que levará ao palco a magia de filmes que foram sucessos nas telonas.

“O espetáculo deste ano vem com um perfil mais clássico com filmes que foram sucessos de bilheteria há algum tempo e que até hoje conquistam as pessoas por suas histórias. Ouvir as músicas e coreografar pra nós foi como se a gente estivesse assistindo ao filme pela primeira vez”, dizem os educadores.

Uma novidade do evento deste ano é que serão certificadas todas as “Empresas Parceiras da Aprendizagem”, pois fazem contratação de jovens aprendizes para o mercado de trabalho.

“O que queremos celebrar com os jovens é a alegria que eles têm e despertar neles o sentimento de festa por suas conquistas ao longo da vida”, reforça a diretora Eliete.

O PROGRAMA

Inaugurado em 25 de agosto de 1996, o Cidadão do Futuro teve origem por decisão do Ministério do Exército, que sentiu a necessidade de se envolver com a população, fazendo atendimento aos menores carentes, prevenindo futuros problemas sociais.

A organização tem como objetivo propiciar o atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou exclusão social e oferecer para os alunos oportunidades para o fortalecimento familiar, pessoal e social e qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.

Hoje, o programa conta com 500 jovens na faixa etária dos 12 aos 18 anos, sendo que 350 estão diariamente na instituição sendo preparados e se qualificando para o mercado de trabalho com os cursos de Rotinas Administrativas, Gestão Empresarial, Informática e Marketing Digital e 150 jovens tem acompanhamento profissional através do curso de Almoxarife, Assistente Administrativo Industrial e Técnicas Bancárias.

LIÇÃO DE VIDA

Além dos cursos de profissionalização e de acompanhamento no mercado de trabalho o programa tem também o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo, desenvolvido pela equipe de referência, que conta com psicóloga e assistente social.

São abordados com os jovens temas que se relacionam com o cotidiano deles com a família, com o intuito de criar laços familiares e integrar a família no contexto da instituição.

Segundo a equipe, a maior realização é ver estampado no rosto do jovem a alegria do primeiro emprego e das suas conquistas graças à oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Nestes 27 anos, mais de 7 mil jovens passaram pelo Cidadão do Futuro e tiveram suas vidas transformadas com carinho, amor e respeito dedicado aos jovens.

A entidade tem como parceiros a Prefeitura de Catanduva, por meio das secretarias de Educação, Assistência Social e Cultura, Sesc, Senac, conselhos municipais e empresas.

“Todos os adolescentes que participam do programa aprendem mais que uma função, elas aprendem uma lição de vida e selar tudo isso com uma formatura deste nível é importante para a instituição e para os jovens que fazem sempre um show à parte e emocionante”, enaltece a coordenadora administrativa Maria Teresa Catanho.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Stella Vicente | 28 de fevereiro de 2024
Grupo de escoteiros de Catanduva promove curso para voluntários
Por Stella Vicente | 28 de fevereiro de 2024
IFSP encerra hoje as inscrições para cadastro reserva de vagas remanescentes
Por Guilherme Gandini | 27 de fevereiro de 2024
Diretoria da Abracrim tem advogado de Catanduva pela primeira vez