Apresentações artísticas para todas as idades envolvendo contação de história e espetáculo teatral, palestras sobre machismo e dentro do ciclo “Semana do Empreendedorismo” estão na programação de novembro do projeto “Arteiros Intergerações”, que a Cia. Arte das Águas realiza em Ibirá.
Todas as atividades são gratuitas e, abrindo a jornada, nesta terça-feira, 4 de novembro, às 17h, tem a contação de história “Quantas histórias te cabem?”, com a atriz Vanessa Palmieri, de São José do Rio Preto, no Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação.
O projeto é inspirado na vida e na obra da escritora, educadora e jornalista Dinorath do Valle e narra os caminhos percorridos no processo de criação de uma obra. Permeado por situações inusitadas, memórias e histórias avulsas, a personagem revela, de forma lúdica, as dificuldades e os conflitos constantes com o tempo enfrentadas por ela. A dramaturgia e ideia original são de Vanessa Palmieri, com direção e organização dramatúrgica de Linaldo Telles.
Já no dia 18, 17h45, será a vez do espetáculo “Mazzaropi, um certo sonhador”, da Cia. Arte das Águas, na sede do Projeto Arteiros. Dirigida por Fabiano Amigucci, a peça canta e conta a vida e obra de Amácio Mazzaropi, imortalizado no cinema nacional por personificar a imagem do caipira. No elenco, Antonio Bucca, Laísa Anselmi, Rian Gimenes e Victor Castioni.
A história acompanha uma trupe ambulante que chega para contar a trajetória do artista, de menino tímido do interior a empresário bem-sucedido do ramo cinematográfico. Uma peça divertida e vibrante, com uma dramaturgia que logo se revela um jogo no qual a realidade da trupe e a figura de Mazzaropi se confundem.
PALESTRA
A sede do Projeto Arteiros também será palco da palestra “Desconstrução Machista”, com a psicopedagoga, professora e consultora Lúcia Helena Peres, no dia 12, às 18h. No encontro, serão abordadas questões como cultura machista, machismo estrutural, papel do homem na desconstrução da masculinidade, atitudes de desconstrução, machismo no Brasil, grupos de reflexão, entre outros.
EMPREENDEDORISMO
Já de 24 a 28 de novembro, das 12h30 às 14h, na Escola Estadual João Pedro Ferraz, acontece o ciclo de palestras “Semana Empreendedorismo - Intergerações”, com Lúcia Helena Peres, que também é especialista no assunto. Os encontros têm foco nos estudantes e são abertos a todas as pessoas interessadas. As vagas são limitadas e é necessário fazer inscrição pelo 17 98112-0364.
A cada dia, será abordado um tema diferente, passando por “A mulher empreendedora de 2025”, “Jovens no mercado de trabalho”, “Habilidades, conhecimentos e atitudes na formação profissional”, “Estabelecimento de metas” e “Liderança”.
O PROJETO
A proposta do projeto “ARTEIROS INTERGERAÇÕES - Teatro, Música, Dança, Arte e Cultura para todos” é promover a integração e o enriquecimento cultural por meio de uma série de atividades artísticas e educativas que conectam diferentes gerações e comunidades, possibilitando a troca de saberes, pensamentos e vivências.
Até dezembro, a iniciativa irá oferecer gratuitamente oficinas, palestras, intercâmbios e apresentações teatrais com foco em diversas idades e públicos, ocupando diferentes pontos de Ibirá. Mais informações em www.ciaartedasaguas.com.br ou instagram.com/artedasaguas.
Autor