Catedral de Catanduva inicia Novena Nossa Senhora das Graças amanhã
Edição de número 62 da celebração contará com sete horários diferentes, além da colaboração com gestos solidários
Crédito: Divulgação - Passam pela Catedral cerca de 5 mil pessoas por dia e a cada ano a Novena tem um tema diferente
Por Stella Vicente | 17 de novembro, 2023

A Sé Catedral Santuário Nossa Senhora Aparecida de Catanduva inicia neste sábado, dia 18 de novembro, a Novena Nossa Senhora das Graças, que chega a sua edição de número 62. A celebração continua até o dia 27 em sete horários diferentes e com gestos solidários por parte dos fiéis.

A devoção à Nossa Senhora das Graças teve início em 1830 com as aparições da Virgem Maria à piedosa e humilde Santa Catarina Labouré, na época freira do convento das Filhas da Caridade. Ao todo, foram três aparições que aconteceram no convento das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris, na França.

Segundo a fé católica, a santa aparece vestida de seda branca, um véu branco desce até a barra de seu vestido. Seus pés estão apoiados sobre a metade de um globo e esmagam uma serpente, as mãos estão erguidas à altura do peito e seguram um globo de ouro com uma cruz em cima, e olhos estão voltados para o céu.

O pároco da Catedral, Jonas da Silva Pimentel, conta que a Novena de Nossa Senhora das Graças começou com o Padre Orlando. Esta será a edição de número 62 da celebração, que acontece em sete horários diferentes hoje em dia, por conta da quantidade de fiéis que procuram participar.

“Passam por volta de 5 mil pessoas por dia e a cada ano a Novena tem um tema diferente. Esse ano nós vamos trabalhar os sacramentos, que para nós na igreja são muito importantes, porque são momentos em que nós temos certeza que Deus age”, explica o padre.

Com isso, espera aprofundar um pouco sobre o que é a vida na igreja, algo que de acordo com padre Jonas é um momento muito especial, onde as pessoas buscam vivenciar o momento.

“Fica um convite a todos os devotos de Nossa Senhora das Graças para esse momento especial, para que a gente viva com intensidade esta 62ª Novena, louvando a Deus pela presença de Maria. Sabemos o quanto Nossa Senhora nos aproxima de Deus, com a presença e orações”, pontua.

HORÁRIOS E GESTOS

Os sete horários mencionados pelo pároco são 5h30, 7 horas, 9 horas, 11h30, 15 horas, 18h30 e 20 horas. Padre Jonas ainda esclarece que a Novena possui gestos solidários a cada dia de sua realização, a fim de arrecadar alimentos que serão repassados a instituições sociais de Catanduva.

Do primeiro dia ao último, respectivamente, será feita a benção da água e penitência de estabelecer um momento de oração em família; benção dos jovens e casais de namorados e oferta de caixas de leite; benção dos alimentos e doação de alimentos não perecíveis; benção dos pães e oferta de bolachas e gelatinas; benção das famílias e oferta de produtos de limpeza; benção da saúde e das velas e oferta de fraldas geriátricas; bênção dos trabalhadores e desempregados, oferta de arroz e convidar alguém para participar do Tríduo nos próximos dias; bênção do sal e chaves dos veículos e casas, com oferta de papel higiênico; e benção dos objetos religiosos e como penitência participar da coleta financeira para os trabalhos pastorais.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Apoio ao Estudo firma parceria com TG para realizar palestras aos jovens
Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Professora cria método baseado no Chaves para correção de provas
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Agrishow terá mais de 800 marcas e presença de empresas da região