Catanduvenses participam de exame de graduação da Federação Paulista de Judô
Evento para entrega das faixas foi no sábado, dia 22, no Clube Esportivo da Penha em São Paulo
Crédito: Divulgação - Os judocas Gabriel, Harry e Heitor participaram do evento em São Paulo
Por Stella Vicente | 25 de outubro, 2022

Três atletas da Associação Catanduvense de Esportes (Aces) participaram do exame de graduação promovido pela Federação Paulista de Judô. O evento, que foi realizado no último sábado, dia 22, no Clube Esportivo da Penha em São Paulo, tinha como objetivo entregar as faixas pretas para candidatos do 1º ao 5º Dan.

Na ocasião, são avaliados o desempenho e a iniciativa dos judocas em atuações de interesse no desenvolvimento do judô em nível regional, estadual e nacional. Cada graduação tem uma pontuação necessária distinta sendo que a avaliação é feita através de exames teóricos e práticos.

Dessa forma, os atletas precisaram passar por cursos preparatórios antes de irem até São Paulo para o exame de graduação em si. Segundo Lincoln Xavier de Oliveira, professor de judô da equipe de Catanduva, os judocas passaram por curso de kata, de fundamentos técnicos, de árbitro e de filosofia, ética e terminologia.

Após a conclusão dos cursos, os atletas puderam participar do exame de graduação da Federação Paulista de Judô. Gabriel de Oliveira Montani e Harry Thairam Calisto foram tori com a ajuda do parceiro de treino Heitor Marchion Taquetti, que participou como uke cobaia para os dois, já que a modalidade é feita em dupla.

Depois de receberem as faixas pretas shodan, que corresponde ao 1º Dan da graduação dos já graduados, os atletas agora aguardam o certificado oficial, que é enviado por correio pela organização.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
Novorizontino retoma preparação para decisão do acesso ao Brasileirão
Por Da Reportagem Local | 19 de novembro de 2024
Novorizontino empata com Paysandu e decide acesso na última rodada
Por Da Reportagem Local | 19 de novembro de 2024
Pedal Solidário da Unifipa será no próximo domingo