Aos 31 anos de idade, o catanduvense Alex Sandro, lateral-esquerdo da Juventus da Itália, foi convocado para integrar o elenco da Seleção Brasileira de Futebol, na Copa do Mundo do Catar. A lista do técnico Tite foi anunciada ontem, dia 7, na sede da CBN, no Rio de Janeiro.
Ao todo, o treinador chamou 26 jogadores, um número maior que os habituais 23 devido ao contexto da pandemia da covid-19 e das cinco substituições autorizadas pela Fifa.
Alex Sandro nasceu e foi criado no bairro Bom Pastor, em Catanduva. Apesar da fama e do dinheiro, nunca esqueceu suas origens e continua ajudando pessoas e projetos sociais da Cidade Feitiço. É, também, um dos apoiadores da equipe feminina de basquete, o Bax Catanduva.
Ele iniciou sua carreira nas categorias de base do Atlético Paranaense até subir ao profissional em 2008, aos 17 anos. Saiu aos 19 e foi para o Santos, onde ficou apenas um ano e foi campeão Paulista, da Copa do Brasil e da Libertadores – sendo convocado para Seleção pela primeira vez.
Da cidade litorânea, embarcou em 2011 para a Europa, onde jogou no Porto por cinco temporadas e conquistou dois títulos. Em 2015, o lateral-esquerdo foi vendido para a Juventus por mais de R$ 100 milhões. De lá pra cá, contabiliza 15 gols e 11 títulos ao todo.
Pela Seleção Brasileira, o catanduvense conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Londres, em 2012, e o título da Copa América de 2019, no Brasil. Ele soma 37 partidas e dois gols com a amarelinha. Esta será sua primeira Copa do Mundo.
Alex Sandro e os demais convocados de Tite se apresentam na próxima segunda-feira, dia 14, em Turim, onde a Seleção permanecerá até o dia 19, quando seguirá para o Catar. A estreia do Brasil na Copa será contra a Sérvia, no dia 24. Depois pega a Suíça (28/11), e Camarões (2/12).
OS 26 CONVOCADOS
Goleiros
Alisson – Liverpool
Ederson – Manchester City
Weverton – Palmeiras
Laterais-direitos
Danilo – Juventus
Daniel Alves – Pumas
Laterais-esquerdos
Alex Sandro – Juventus
Alex Telles – Sevilla
Zagueiros
Éder Militão – Real Madrid
Marquinhos – Paris Saint-Germain
Thiago Silva – Chelsea
Bremer – Juventus
Meio-campistas
Bruno Guimarães – Newcastle
Casemiro – Manchester United
Fabinho – Liverpool
Fred – Manchester United
Paquetá – West Ham
Everton Ribeiro – Flamengo
Atacantes
Neymar – Paris Saint-Germain
Vinicius Júnior – Real Madrid
Antony – Manchester United
Rodrygo – Real Madrid
Raphinha – Barcelona
Richarlison – Tottenham
Pedro – Flamengo
Gabriel Jesus – Arsenal
Gabriel Martinelli – Arsenal
Autor