Catanduva vence fase estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes
Prefeito Padre Osvaldo recebeu a premiação em São Paulo, no sábado, e elogiou trabalho de sua equipe de governo
Foto: Divulgação - Padre Osvaldo lembrou do Venerável Padre Albino e de Benedito Zancaner em discurso
Por Guilherme Gandini | 11 de junho, 2024

Catanduva venceu a etapa estadual do 4º Prêmio Band Cidades Excelentes na categoria acima de 100 mil habitantes. A iniciativa promovida pelo Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Aquila, valoriza boas práticas de gestão pública.

Este ano, por ser eleitoral, foram analisados os quatro anos de mandato e premiadas as cidades que mantiveram ou melhoraram indicadores no período.

A pesquisa considerou 72 indicadores de fontes públicas para definir o IGMA - Índice de Gestão Municipal Aquila, que é composto por seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Foram analisadas as 5.568 cidades brasileiras e as melhores de cada estado estão recebendo o prêmio. Depois os vencedores vão disputar a final nacional, em Brasília, no dia 1º de julho.

O prefeito Padre Osvaldo participou da cerimônia de premiação, realizada na noite de sábado, 8, em São Paulo. As finalistas da categoria foram Catanduva, Americana e São José do Rio Preto, com Catanduva declarada vencedora e Padre Osvaldo recebendo o prêmio das mãos do secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab.

Foram apontados como destaques na avaliação do município as notas 87,86 no pilar infraestrutura e mobilidade urbana e 80,92 no pilar educação, o que levou ao IGMA final 74,37, que é média em obtida em todos os pilares.

Em seu discurso de agradecimento, Padre Osvaldo citou o grande número de entidades filantrópicas do município e lembrou de Padre Albino e Benedito Zancaner. “Catanduva agradece a todos. Esse prêmio graças a um povo acolhedor, fraterno, é uma das cidades que tem maior número de entidades filantrópicas do nosso saudoso Padre Albino e também Benedito Zancaner, o espírita que foram contemporâneos e que desenvolveram naquele período a solidariedade e o acolhimento, por isso leva o nome de Cidade Feitiço e Cidade Acolhedora.”

O prefeito afirmou que o prêmio é fruto do trabalho de sua equipe de governo, classificada como comprometida, dedicada e responsável. “Quando fomos escolher a equipe, [eu] dizia que precisava de 3 “Cs” – caráter, competência e confiança. Então isso é resultado dessa equipe”.

REGIÃO

Na região de Catanduva, a cidade de Elisiário, do prefeito Cássio Bertelli, também se destacou no Prêmio Band Cidades Excelentes, aparecendo como finalista na categoria “menor de 30 mil habitantes”. As adversárias foram Tarumã e Boremi – e esta última foi a vencedora.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 23 de junho de 2024
MP pede interdição de escolas sem alvará; 13 ainda estão sob risco
Por Da Reportagem Local | 23 de junho de 2024
Governo de SP antecipa R$ 1 milhão para reforçar saúde em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 21 de junho de 2024
Prefeitura doa área para construção de subestação de energia elétrica