Catanduva vacina menos de 300 crianças e adolescentes contra a dengue
Secretário de Saúde conclama população a procurar pelo imunizante; público-alvo é a faixa de 10 a 14 anos de idade
Foto: José Cruz/Agência Brasil - Catanduva tem 4 mortes confirmadas por dengue, mais 7 em investigação
Por Da Reportagem Local | 22 de maio, 2024

A procura pela vacina contra dengue está abaixo do esperado pelas autoridades em saúde, em Catanduva. Desde que a vacinação foi liberada na cidade, no dia 9 de maio, foram aplicadas apenas 292 doses do imunizante entre a população elegível, que é de 10 a 14 anos de idade.

De acordo com o secretário de Saúde, Adriano de Araújo, a prevenção é a arma da população contra as doenças e a vacinação é a forma mais eficaz para que isso aconteça.

Ele ainda reforça que a cobertura está baixa e pede que as pessoas procurem pela proteção. “A procura da vacina da dengue, até o presente momento, está em torno de 3,7% da população que teria que ser atendida. (A gente) conclama a população, tanto para dengue quanto gripe”.

Catanduva já recebeu 500 das 6.672 doses do imunizante para vacinar o público definido pelo Ministério da Saúde. Na faixa etária alvo da vacina, só não podem receber a dose da vacina adolescentes que estejam gestando ou amamentando e pacientes imunossuprimidos.

Para se vacinar, não é preciso fazer agendamento, basta procurar uma das unidades de saúde do município, com exceção daquelas que estão em reforma, como é o caso da USF Dr. Geraldo Mendonça Uchoa, no Lunardelli, e a USF Dr. Alcione Nasorri, no Solo Sagrado. O responsável deve levar também um documento e a carteirinha de vacinação do menor.

Segundo o painel de monitoramento do Governo de São Paulo, Catanduva tem 2.779 casos positivos de dengue e 1.795 em investigação, o que pode elevar os números para 4.574. Dos casos confirmados, 79 tiveram sinal de alerta para agravamento e 4 são considerados graves. Além disso, houve quatro óbitos pela doença no ano e há outros sete casos em investigação.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 23 de junho de 2024
Médico alerta que pedra na vesícula atinge até 20% da população adulta
Por Da Reportagem Local | 19 de junho de 2024
Unimed Pela Vida reúne colaboradores no Hemonúcleo de Catanduva
Por Guilherme Gandini | 18 de junho de 2024
Catanduva confirma mais duas mortes por dengue e chega a seis no ano