Catanduva terá passeata em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo
Evento é parceria entre a Apae, Grupo de Mães TEApoio e Núcleo Multidisciplinar Girassol
Foto: ANA MELLO - Evento será realizado no dia 2 de abril, às 9 horas, na Praça da Matriz
Por Myllayne Lima | 28 de março, 2022

No dia 2 de abril, data em que é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae de Catanduva, o Grupo de Mães TEApoio e o Núcleo Multidisciplinar Girassol, em parceria com a Prefeitura de Catanduva, realizarão a primeira passeata pela conscientização do autismo.

“A Apae de Catanduva todos os anos realiza eventos para comemorar e lembrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Já está no nosso calendário realizar ações para lembrar, salientar a comunidade que o dia 2 é um dia voltado para o autismo”, conta Maura Guerreiro, diretora da entidade.

Ela explica sobre a parceria com outras instituições. “Este ano, a Apae se uniu com o Grupo de Mães TEApoio e também o Girassol, que realiza um trabalho com pessoas autistas. Unindo forças, essas três entidades apoiadoras, para fazer uma comemoração juntas. Vai ser muito bonita essa união de forças em prol à conscientização do Dia Mundial do Autismo.”

A concentração do evento será marcada para as 9 horas, na praça Monsenhor Albino, em frente à Igreja Matriz. No local haverá distribuição gratuita de pipoca e algodão doce, além de brinquedos e pintura facial. Os organizadores pedem que todos os participantes vistam-se de azul.

SOBRE AS INSTITUIÇÕES

Sem fins lucrativos, a Apae é uma escola que atende 20 pacientes com TEA entre 2 e 6 anos no ambulatório de saúde, 53 estudantes entre 6 a 29 anos e 6 meses no setor de Autismo, além de 15 usuários acima de 30 anos no Sedif Autismo. A instituição oferece gratuitamente educação especial no ensino infantil, fundamental e profissionalizante. A unidade também conta com aulas de informática, música, dança e hidroterapia.

O Grupo de Mães foi criado em 2019, em um grupo de WhatsApp, para ajudar mães com troca de informações e apoio. Em 2020, foi fundado o Grupo de Mães TEApoio para lutar pela causa. Em 2021, após reuniões, foi elaborado juntamente com a vereadora Taise Braz a lei do Abril Azul, sendo instituído no calendário municipal o mês de abril todo voltado à conscientização do Autismo. Em 2022, o grupo de Mães TEApoio ministrou curso de formação de cuidadores municipais de crianças com TEA.

“Somos um grupo de mães atípicas unidas para lutar pelos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, na inclusão escolar e social, tendo em vista o respeito aos direitos e deveres, a capacitação dos profissionais que já́ atuam na rede, a contratação de profissionais adequados, a conscientização das pessoas sobre a causa e a regularização dos locais, de acordo com tais necessidades”, explica Claudia Vaz de Lima, uma das integrantes.

Sob o comando de Cristina Galli, foi inaugurada no dia 26 de novembro de 2021 a Escola Girassol Núcleo Multidisciplinar. A escola atende gratuitamente adultos com necessidades especiais oferecendo atividades em pintura, música, educação física, dança e culinária.

Autor

Myllayne Lima
Repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Mais de 70 pessoas por dia passam pelo Postão por suspeita de dengue e covid
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Abril Marrom: Unimed Catanduva reforça abordagens sobre saúde ocular