O governador João Doria (PSDB) confirmou a liberação do uso das máscaras em qualquer ambiente aberto de São Paulo. A medida entrou em vigor ontem, dia 9, quando o decreto, que tem efeito imediato, foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado.
Em Catanduva, a Prefeitura afirmou que seguirá o Governo Estadual. Agora, o uso de máscara é opcional em locais como vias públicas, parques, ambientes escolares abertos, shows e eventos ao ar livre. O acessório continua obrigatório no transporte público e em todos os ambientes fechados de acesso público, como salas de aula, comércios e escritórios.
A decisão é baseada em análises do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. O grupo de especialistas levou em consideração a redução de 76,7% nas novas internações e 56% dos óbitos por Covid-19 no último mês.
Além da melhora nos indicadores da pandemia, São Paulo tem a maior cobertura vacinal do país, com mais de 101 milhões de doses aplicadas. O Estado está próximo da meta de 90% da população elegível vacinada, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde.
Autor