
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) realizará capacitação técnica em gestão de resíduos sólidos urbanos para 350 municípios. A iniciativa é parte do programa Integra Resíduos, lançado no ano passado, que busca fortalecer e aprimorar o manejo de resíduos nas cidades paulistas, considerando as necessidades locais.
De acordo com a Prefeitura de Catanduva, o município confirmou sua participação, na terça-feira, 26, com inscrição via sistema. Na microrregião, segundo a Semil, apenas Sales estava inscrita até a última segunda-feira, 25. A relação deve ser atualizada até o final da semana.
Com investimento de R$ 6,3 milhões, o curso será conduzido pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e terá duração de 8 meses. Os trabalhos começam com diagnóstico da situação em cada município, a partir de dados fornecidos pelas prefeituras. Em seguida, serão elaborados estudos técnicos com propostas de soluções baseadas nessas análises.
Na etapa final, serão feitas oficinas em cada região administrativa, reunindo até 50 participantes, entre gestores públicos, cooperativas e associações ligadas à reciclagem. A capacitação abrangerá aspectos técnicos e jurídicos da temática, incluindo a legislação vigente, estratégias de implementação e mecanismos de fiscalização.
PROGRAMA
Lançado em 2024, o Integra Resíduos tem como objetivo modernizar a gestão de resíduos sólidos por meio de modelos regionais, oferecendo soluções economicamente viáveis para os municípios. A iniciativa abrange desde o planejamento até a atração de investimentos, com a inclusão de catadores como parte importante do processo.
O programa será desenvolvido em três ciclos. No primeiro, participam 54 municípios organizados em três consórcios intermunicipais, além da Região Metropolitana de Campinas. Paralelamente, todos os municípios que se inscreveram recebem capacitação para fortalecer a governança e preparar as próximas fases. Na região, Catanduva, Sales e Urupês aderiram ao programa.
Lançado em 2024, o Integra Resíduos tem como objetivo modernizar a gestão de resíduos sólidos por meio de modelos regionais, oferecendo soluções economicamente viáveis para os municípios
Autor
