
Catanduva não apareceu no Ranking Connected Smart Cities, elaborado pela Urban Systems em parceria com a Necta. O levantamento traz 100 municípios considerados os mais inteligentes, em três categorias: país, região e porte populacional – mas Catanduva não figurou em nenhuma delas. A última aparição foi em 2023, quando conseguiu alcançar a 71ª colocação nacional.
A avaliação considera diferentes aspectos que medem o desenvolvimento urbano sustentável e a qualidade de vida oferecida aos habitantes. Ao todo, são 13 eixos temáticos que apontam as cidades mais inteligentes em áreas como mobilidade, urbanismo, saúde, educação e economia.
Entre os 75 indicadores analisados estão Economia e Finanças, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Esgotos e Água, Educação, Habitação e Planejamento Urbano, Mobilidade Urbana, Saúde, Agricultura Local/Urbana, Energia, Condições Sociais, Segurança, entre outros.
Este ano, a 11ª edição do Ranking Connected Smart Cities foi liderada pela cidade de Vitória/ES, que foi reconhecida a cidade mais inteligente e conectada do Brasil. A capital capixaba superou Florianópolis/SC, que havia liderado o ranking em 2024 e agora ocupa a segunda posição. A cidade de Niterói/RJ conquistou o terceiro lugar.
Na somatória, Catanduva fez 42 pontos, enquanto a líder Vitória chegou a 61,27 e a última colocada do Top 100, Rio do Sul/SC, somou 47,87. Na região, São José do Rio Preto é a única a figurar entre as 100 e as 50 melhores, aparecendo na 46ª colocação.
Autor
