
Catanduva encerrou sua participação na edição 2025 do Jomi - Jogos da Melhor Idade com excelentes resultados. A cidade conquistou 7 medalhas e garantiu vaga para a etapa estadual da competição, que será em Itatiba, de 12 a 18 de junho. Na classificação geral entre os municípios, Catanduva ficou em 8º lugar, entre 43 cidades participantes da etapa regional de Araçatuba.
De acordo com a Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), as medalhas de ouro vieram com o tênis feminino, com a dupla Aparecida de Lourdes Castro Garcia e Maria Aparecida Zapata Doro, e pela natação feminina - 50m nado livre - categoria A, com Chan Keum Prudente Huh.
As medalhas de prata foram no tênis masculino individual com Paulo César Gonçalves do Carmo (categoria A) e João Gonçalves Maciel (C); natação masculina - 50m nado costas (C), com Alentino Miguel da Silva; e natação feminina - 50m nado costas (A), com Chan Keum Prudente Huh.
A natação masculina ainda trouxe medalha de bronze nos 50m nado peito - categoria C, com Alentino Miguel da Silva, enquanto duas categorias ficaram com a 4ª colocação: tênis masculino individual (B), com José Álvaro Greggio, e voleibol adaptado masculino (A).
Os atletas de Catanduva classificados para a etapa estadual dos Jogos Abertos do Idoso foram: tênis feminino dupla - categoria C, com Aparecida de Lourdes Castro Garcia e Maria Aparecida Zapata Doro; natação feminina - 50m nado livre e 50m nado costas (A), com Chan Keum Prudente Huh; e natação masculina - 50m nado costas (C), com Alentino Miguel da Silva.
A delegação de Catanduva contou com 75 atletas e técnicos. “Os resultados refletem não apenas o bom desempenho esportivo, mas também o comprometimento da cidade com o envelhecimento ativo, o bem-estar e a valorização da pessoa idosa por meio do esporte”, aponta a Smel.
O Jomi é promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, em parceria com os municípios-sede, e tem como objetivo promover a saúde, a integração social e a qualidade de vida dos atletas com 60 anos ou mais.
Autor
