Catanduva integrou a campanha “Não espere até sentir na pele”, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Esse é o primeiro ano que a cidade adere à mobilização nacional. As atividades tiveram início no dia 25 de novembro com capacitação ministrada pela médica dermatologista Bruna Somilio aos médicos responsáveis das 35 equipes das Unidades de Saúde.
Os profissionais mobilizaram-se, de 28 de novembro a 2 de dezembro, no rastreamento de pacientes com lesões suspeitas de pele para encaminhá-los ao atendimento especializado.
Essas pessoas foram atendidos no Centro de Especialidades Médicas (CEM), com consultas, abertura de prontuários, exames dermatoscópicos, tratamento com nitrogênio líquido, além de biópsias e procedimentos cirúrgicos no momento do atendimento, quando necessário, de acordo com a necessidades individuais e condições de saúde de cada paciente.
As atividades em Catanduva foram realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Associação Mahatma Gandhi, Fundação Padre Albino, Unifipa/Fameca (Faculdade de Medicina de Catanduva), Liga de Dermatologia (Líder) e dermatologistas voluntárias da cidade.
Autor