
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) quer mobilizar a população a entrar no clima de carnaval e, ao mesmo tempo, ajudar o próximo. Com a folia já rolando na região, que tal dar uma passadinha no Hemonúcleo de Catanduva ou no Hemocentro de Rio Preto antes de cair na estrada ou curtir os bloquinhos? Uma única doação pode salvar até quatro vidas.
Segundo a SES, o estoque de sangue do estado está se aproximando de 50%. Abaixo desse nível, já é considerado crítico. Esse déficit nos hemocentros compromete o atendimento nos hospitais e unidades de saúde, aumentando o risco de desabastecimento.
Quem deseja doar pode descobrir o Hemocentro mais próximo por meio do aplicativo do Poupatempo, disponível para Android e iOS de forma gratuita. A iniciativa exibe a lista dos locais, endereços e contatos de cada posto; basta selecionar a região e escolher o bairro.
O Hemocentro de Rio Preto está localizado na av. Jamil Feres Kfouri, 80, atrás do Hospital de Base. Atende todos os dias, das 7 às 13 horas. O Hemonúcleo de Catanduva fica na rua 13 de Maio, 974, no Centro, e funciona de quarta a domingo, das 7 às 13 horas. Ou seja, nos dois casos, é possível doar sangue antes do período carnavalesco, que vai até 4 de março.
DENGUE
É possível doar sangue após ter dengue, mas é necessário aguardar um intervalo de tempo. De acordo com o Ministério da Saúde, evidências científicas mostram que há risco de 38% de transmissão do vírus da dengue por transfusão sanguínea.
Quem teve dengue comum deve aguardar 30 dias após a recuperação; em casos graves, a espera deve ser de 180 dias. Pessoas que tiveram contato sexual com pessoas que tiveram dengue devem aguardar 30 dias após o contato sexual. Quem tomou a vacina, o tempo é o mesmo.
Autor
