Profissionais médicos das unidades básicas de saúde (UBS) dos 19 municípios da região atendida pelo AME – Ambulatório Médico de Especialidades de Catanduva participaram de capacitação em Cardiologia, promovida pela equipe de Matriciamento da unidade. O treinamento aconteceu no dia 4 de setembro e foi ministrado pelo médico cardiologista Talles de Azevedo Pinto.
Os profissionais da UBSs aprofundaram nos temas ‘Hipertensão Arterial Sistêmica Primária’ e ‘Discussão de casos cardiológicos’. “O intuito é aprimorar o conhecimento e as habilidades desses profissionais de saúde na gestão e no tratamento de uma das condições crônicas mais prevalentes e desafiadoras na prática clínica”, frisou o médico.
Segundo ele, a capacitação proporciona aos médicos das UBSs base sólida de conhecimento e habilidades práticas no manejo da hipertensão arterial em pacientes que buscam as unidades.
“Espera-se que os profissionais se sintam mais preparados para diagnosticar, tratar educar os pacientes sobre essa condição crônica. A melhoria na gestão desses casos nas UBS regionais contribuirá para a redução de complicações associadas, gerando aumento da qualidade de vida dos pacientes atendidos”, destacou o médico.
Ao todo, 31 profissionais participaram da capacitação. “O evento visou promover o impacto positivo na saúde pública, além de melhorar aos resultados clínicos para os pacientes com hipertensão arterial atendidos nessas unidades. Através de abordagem interativa, os participantes estarão mais equipados para enfrentar os desafios associados e essa condição prevalente e complexa”, disse o gerente médico do AME, Rogério Lima Duarte.
Autor