A Campanha de Doação de Sangue em prol do Hemonúcleo de Catanduva, realizada pelo Sincomercio e que teve início em novembro do ano passado, vai até o dia 24 de janeiro. O objetivo da ação é aumentar o número de doações por conta da baixa no estoque, que é característica do período de final e começo de ano. Aqueles que aderem à mobilização ainda podem concorrer a uma bicicleta.
Segundo Natália Colombo, enfermeira do Hemonúcleo de Catanduva, a campanha trouxe evidência ao Hemonúcleo nos últimos meses. “Porém, para participar da campanha e concorrer ao prêmio que o Sincomercio está oferecendo, é imprescindível que o doador comunique na recepção do Hemonúcleo”, destaca.
Ela ainda informa que no momento estão com número reduzido de doadores, o que é comum no início do ano por conta de férias e viagens. No entanto, é um período em que a procura por bolsas de sangue nos hospitais cresce, principalmente por conta do número de acidentes que acontecem nesta época do ano. “Qualquer tipo de sangue é bem-vindo, mas os mais críticos são as tipagens negativas”, diz Natália.
Podem doar pessoas entre 18 e 69 anos (se for primeira doação, até os 60 anos), pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Menores de idade, com 16 e 17 anos, também podem doar, desde que com a presença dos pais e/ou responsáveis legais.
No dia da doação é importante estar bem alimentado, não ingerir alimentos gordurosos pelo menos 4 horas antes da doação e ter repousado bem na noite anterior à doação. Também é indicado evitar o uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e fumar nas duas horas que antecedem a doação.
A enfermeira ainda afirma que uma única doação pode salvar até quatro vidas. “Não existe substituto para o sangue para quem precisa”, complementa. O Hemonúcleo de Catanduva está localizado na rua 13 de Maio, 974, no Centro. O horário de atendimento é de quarta-feira a domingo, das 7 às 13 horas. Para mais informações, o telefone de contato é (17) 3522-7722.
Autor