A Diretoria de Assistência Técnica Integral (Cati) divulgou, ontem, a lista com os nomes dos 50 finalistas do 24º Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo. A cerimônia de premiação será nesta terça-feira, dia 18, a partir das 8h, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC).
A edição deste ano ranqueará os 40 cafés mais bem pontuados da espécie arábica – nas categorias natural, cereja descascado, fermentado e orgânico –, e os dez melhores da espécie canephora (conilon e robusta).
Estão concorrendo 328 cafeicultores, que tiveram 376 amostras selecionadas pela Cati, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA-SP). Um dos finalistas é de Catanduva: Talles Gabriel Martins da Conceição, com o café da espécie canephora.
Os demais são de Adamantina (4), Águas da Prata, Altinópolis, Barra do Turvo, Bragança Paulista (2), Brotas, Caconde (2), Campinas, Cristais Paulista, Descalvado, Divinolândia (3), Espírito Santo do Pinhal (2), Franca, Graça, Getulina, Itapira (4), Paulicéia, Registro, Ribeirão Corrente (2), São Sebastião da Grama (5), Serra Negra (7), Socorro (4) e Tupi Paulista (2).
Com recorde de inscritos em 2025 – 391, de 77 municípios –, o concurso é realizado pela Cati, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag), Sindicafé-SP, Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Syngenta, Carmomaq, Kaleido, Bunn e Cropster.
Também participam da organização a Coordenação das Câmaras Setoriais, a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), por meio da Apta Regional, do Instituto Biológico (IB-Apta) e do IAC-Apta.
Autor