Bolsa do Povo Educação - Ação Responsáveis tem 242 vagas na região de Rio Preto
Inscrições foram prorrogadas até domingo para responsáveis por estudantes da rede estadual
Foto: DIVULGAÇÃO - Bolsistas vão atuar 4 horas diárias, totalizando 20 horas semanais
Por Da Reportagem Local | 23 de abril, 2022
 

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo prorrogou até 24 de abril o prazo para novas inscrições do programa Bolsa do Povo Educação - Ação Responsáveis. Na região de São José do Rio Preto, que engloba Catanduva, estão abertas 242 vagas em 127 escolas para responsáveis por estudantes da rede estadual que desejam atuar nas escolas realizando ações de busca ativa de alunos, bem como prestar apoio geral às atividades, auxiliando a unidade escolar. 

Podem participar representantes do núcleo familiar de estudante que se encontra matriculado na rede pública estadual de ensino que: tenham idade entre 18 e 59 anos; residam, preferencialmente, em local próximo à unidade escolar; esteja desempregado há, pelo menos, três meses; e não esteja com cadastro ativo na Ação Bolsa do Povo, ou seja, que não esteja atuando em alguma unidade escolar ou não esteja como potencial beneficiário. 

No total, são 4 horas diárias, totalizando 20 horas semanais de atividades, que podem ser desempenhadas aos finais de semana. O valor mensal do benefício é de R$ 500. O programa, criado em 2021, tem como objetivo aproximar a família e a escola, promovendo um melhor acolhimento dos estudantes, além de garantir renda para pessoas em situação de vulnerabilidade. 

A inscrição pode ser feita pelo site www.bolsadopovo.sp.gov.br. Em seguida, os candidatos passarão pelo processo de ranqueamento pelos critérios de prioridade e de validação da documentação. Ainda, é prevista uma formação, com previsão de início em 9 de maio, antes do início das atividades.  

Serão contempladas para as novas inscrições as unidades escolares que possuem, da primeira inscrição, menos candidatos do que vagas, bem como as escolas que possuem poucos candidatos elegíveis a serem chamados para as atividades. Nesses casos, as unidades deverão finalizar a análise dos candidatos da primeira inscrição para conseguir convocar os novos inscritos. 

ESTUDANTES 

Antes do programa direcionado aos responsáveis, o Governo do Estado criou o Bolsa do Povo Educação - Ação Estudantes, que disponibilizou até R$ 1 mil por ano letivo para estudantes da rede estadual inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), nas linhas de pobreza e extrema pobreza. 

 

 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional.

Por Stella Vicente | 06 de agosto de 2022
Com festa, Elisiário completa 30 anos de emancipação no dia 9 de agosto
Por Da Reportagem Local | 06 de agosto de 2022
Prefeitura de Itajobi concede os primeiros registros do Serviço de Inspeção Municipal
Por Da Reportagem Local | 05 de agosto de 2022
Fundador da XP, Guilherme Benchimol participa de jantar-debate do Lide