Bax vence a segunda consecutiva e assume vice-liderança da LBF
Equipe comandada por Cesamar Fernandes venceu Blumenau por 71 a 65, jogando no Anuar Pachá e empurrada pela torcida
Crédito: Buenas Comunicação - A estrela da vitória do Catanduva foi Adrielly, a Dry, que foi eleita a MVP, isto é, a jogadora mais valiosa
Por Da Reportagem Local | 23 de março, 2023

Empolgado, o Tietê Agroindustrial/Bax Catanduva conquistou a segunda vitória consecutiva na Liga de Basquete Feminino (LBF) e, com o resultado, assumiu a vice-liderança da competição. Na noite de terça-feira, dia 21, a equipe comandada por Cesamar Fernandes venceu o Unisociesc/Blumenau por 71 a 65, jogando no Anuar Pachá e empurrada pela torcida.

A estrela da vitória do Catanduva foi Adrielly, a Dry, que foi eleita a MVP, isto é, a jogadora mais valiosa do confronto. A jovem de 1,93m marcou 19 pontos, 9 rebotes, 2 tocos e teve 21 de eficiência, ficando com o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida. O Bax também contou com 15 pontos cada de Thaissa e Ineidis Casanova.

Dry substituiu a pivô Juliana, suspensa, e sabia que teria um grande desafio. “Não tendo a Ju em quadra, eu tinha que dar meu máximo, 110%, 120%, 130%. Eu estava bastante ansiosa e nervosa no começo, mas coloquei a cabeça no lugar e vi que o time precisava de mim. Naturalmente, tudo foi se encaixando”, confidencia.

Para ela, a equipe está longe de seu objetivo, mas trabalhando muito e vai surpreender muito nesse campeonato.

Kaw, do Unisociesc/Blumenau, foi a cestinha do jogo ao lado de Dry, com 19 pontos, somando também 11 rebotes (duplo-duplo). Luana trouxe 14 pontos do banco e Maria Paula Albiero também teve um duplo-duplo, com 12 pontos e 11 rebotes.

O início da partida chegou a deixar os torcedores desconfiados, pois o time catarinense abriu uma corrida de 5-0, mas logo Catanduva igualou o jogo. As equipes trocaram pontos durante a maior parte do primeiro quarto. Contudo, as donas da casa conseguiram vencer a parcial por 18 a 15.

A partida continuou no mesmo ritmo no segundo quarto. Catanduva seguia na frente do placar, porém o Blumenau arriscou mais na bola tripla. Dessa forma, a pouco menos de um minuto para o fim da parcial, as catarinenses assumiram a liderança e a mantiveram até o intervalo: 31 a 29.

O penúltimo período foi cheio de emoções. Na reta final, Adrielly engatou uma sequência de pontos e, assim, garantiu vantagem de cinco pontos na liderança: 47 a 42 para Catanduva. Embaladas pelo bom momento no fim da parcial anterior, as donas da casa fizeram mais uma blitz no perímetro e abriram vantagem de dois dígitos. Blumenau até ensaiou uma reação, mas Catanduva administrou a vantagem para vencer por 71 a 65.

A partida mostrou as catanduvenses mais velozes, marcando no contra-ataque, o que agradou o técnico. “Nossa característica é de um jogo mais rápido e conseguimos desenvolver essa velocidade. Mas estamos longe do que esperamos, pois a equipe tem muito potencial para crescer. O time está ganhando condicionamento físico e entrosamento. Até o ano passado, na hora de decidir, falhávamos. Neste ano, não. Temos jogadoras que chamam a responsabilidade e decidem”, analisa o treinador.

Para ele, a defesa ainda falhou, com pouca atenção aos rebotes. “Perdemos 17 rebotes de defesa e pegamos um de ataque. Isso faz uma diferença enorme. Tomamos 13 pontos de segunda chance. Precisamos melhorar muito.”

COMPROMISSO

O elenco do Bax Catanduva se reapresenta na quinta-feira, 23, e segue a rotina de treinos até sábado. Depois, retoma na segunda e terça-feira, viajando na quarta-feira, 29. Na data, o Bax volta à quadra contra o AD Santo André às 19h30, no ginásio Laís Elena, no ABC Paulista. Transmissão pelos canais UOL e Nsports.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Stella Vicente | 07 de maio de 2024
Sub-17 do Santo mantém invencibilidade e Sub-15 conhece primeira derrota
Por Stella Vicente | 07 de maio de 2024
Bax Catanduva vence São José após sete derrotas na Liga de Basquete
Por Stella Vicente | 05 de maio de 2024
Nadadora mirim de Catanduva é terceira melhor em ranking nacional