Bax Catanduva se prepara para Campeonato Paulista e Brasileiro Sub-23
Após a eliminação na Liga de Basquete Feminina, equipe tem agenda cheia no segundo semestre e até sediará etapa do torneio nacional
Crédito: Buenas Comunicação - Pivô Dry, do elenco principal, também vai disputar o Brasileiro Sub-23
Por Da Reportagem Local | 04 de agosto, 2023

Mal encerrou sua participação na Liga de Basquete Feminino (LBF), o Bax Catanduva já se prepara para duas importantes competições do segundo semestre: o Campeonato Paulista Feminino e o Brasileiro Feminino Sub-23.

O torneio estadual tem previsão de início para o final de agosto. Já o Brasileirão começa em setembro, sendo essa a primeira vez que a equipe catanduvense participará da competição. Em 2023, o torneio brasileiro terá a participação de nove equipes, em uma parceria entre a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e o Comitê Brasileiro de Clubes.

O campeonato nacional será formado pela Conferência A, com os times Aeroclube/Shiro do Rio Grande do Norte, Basquete Pinda, Blumenau/Unisociesc, São José Basketball e Sport Recife, e pela Conferência B, que terá o Bax Catanduva, Bradesco Sports e Educação, ADRM/Maringá e Nosso Clube, do Pernambuco.

A presidente do Bax Catanduva, Natália Burian, fala sobre a participação no campeonato como forma de descobrir novos talentos. “É um prazer participar da terceira edição do Sub-23, um campeonato que vem sendo um sucesso. Resolvemos entrar pela organização da competição e dar mais oportunidade para as jogadoras até 23 anos e aquelas que não estão jogando tanto, com visibilidade por outros clubes.”

Segundo ela, essa é a oportunidade também de apresentar o projeto, desenvolvido em Catanduva há seis anos, para outros estados que ainda não o conhecem. “Vamos contar com as atletas da base, que, inclusive, já estiveram na Seleção Brasileira, além dos reforços sub-23 para compor o elenco”, cita.

Neste ano, as sedes do Brasileiro Sub-23 serão Pindamonhangaba (primeiro turno), Recife (segundo turno) e Catanduva (fase final). Na Cidade Feitiço, a competição acontece de 1º a 3 de dezembro. “Nós nos candidatamos junto com a Secretaria de Esportes e Lazer para sermos sede, dando todo suporte para conseguirmos ser aceitos junto à CBB”, reforça a dirigente do Bax.

No primeiro turno, as equipes jogam dentro de suas chaves e, no segundo, enfrentam as equipes da outra chave. As quatro primeiras de cada conferência avançam para as quartas-de-final, seguido do Final Four. Nas próximas semanas, o departamento técnico da CBB vai divulgar a tabela completa do torneio, que terá a sua primeira rodada em 19 de setembro.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Stella Vicente | 27 de abril de 2024
Após derrota para o Sesi Araraquara, Bax recebe Sodiê Mesquita hoje
Por Stella Vicente | 27 de abril de 2024
Serrano Esporte Clube busca revanche na final da Copa Rio Preto de Futsal
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Sara Nascimento e Murilo Batista brilham no Campeonato Paulista de Judô