Banco de Leite tem estoque baixo e precisa de doação em Catanduva
Unidade tem cerca de 33 litros à disposição, quando o ideal seria acima de 80; no mês passado, foram atendidos 22 bebês
Foto: Divulgação/HPA - Banco de Leite realiza a coleta domiciliar duas vezes por semana em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 24 de maio, 2024

O Banco de Leite Humano do Hospital Padre Albino, de Catanduva, está com estoque baixo para a demanda. Atualmente, estão disponíveis 33 litros de leite pasteurizado, o que seria suficiente para atender os recém-nascidos das unidades neonatais por cerca de 15 dias, já que o consumo diário gira em torno de 1,5 a 2 litros. A busca por novas doadores é constante.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, Camila Redigolo Bahillo, no mês passado foram atendidos 22 bebês. No ano passado inteiro, foram coletados 571 litros de leite que beneficiaram 268 crianças. O estoque considerado ideal seria de 80 a 100 litros mensais.

“O Banco de Leite Humano atende a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal e UTI Neonatal do HPA, onde o leite doado alimenta os recém-nascidos internados que não podem ser alimentados diretamente nos seios de suas mães. Esse leite ajuda os bebês a saírem da condição de prematuridade com mais saúde e desenvolvimento adequado”, salienta.

A coordenadora explica que, além da coleta interna, o Banco de Leite realiza a coleta externa/domiciliar duas vezes por semana em Catanduva. Quando a doadora é de outro município, a unidade de saúde local envia o leite doado.

Toda mulher que está amamentando é potencial doadora de leite humano. Para doar basta procurar o Banco de Leite Humano do HPA, que fica na rua Belém, nº 519, onde serão fornecidas todas as orientações necessárias. O telefone para informações é 17 3311-3076.

CAMPANHA NACIONAL

Com o objetivo de ampliar as doações, o Ministério da Saúde lançou este mês a campanha ‘Doe leite materno: vida em cada gota recebida’. A meta para 2024 é aumentar em 5% a oferta de leite materno a recém-nascidos internados nas unidades neonatais do país.

Dados consolidados de 2023 revelam a doação de 253 mil litros a partir da ação de 198 mil mulheres. Com isso, 225.762 recém-nascidos foram beneficiados. O número é 8% maior do que o registrado em 2022 e representa 55% da real necessidade por leite humano no Brasil.

Estima-se que a cada ano 340 mil bebês brasileiros prematuros ou de baixo peso nasçam no País, o que corresponde a 12% do total de nascidos vivos.

AJUDA AO RS

Com as enchentes no Rio Grande do Sul (RS), que vitimaram milhares de pessoas, uma nova demanda surgiu: a de que os estoques dos Bancos de Leite Humano de todo o país ajudassem a suprir a demanda do estado gaúcho. O cenário eleva ainda mais a necessidade de doadoras.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 04 de setembro de 2024
Presidente da Abran ensina quais bebidas podem estimular o cérebro
Por Da Reportagem Local | 04 de setembro de 2024
Atendimentos por problemas respiratórios aumentam nos hospitais
Por Da Reportagem Local | 03 de setembro de 2024
Maternidade do HPA faz campanha de incentivo ao aleitamento