
O atleta catanduvense Augusto de Souza Molinari, de 10 anos de idade, sagrou-se Campeão Europeu Kids de Jiu-Jitsu 2025, após competir em Roma, na Itália, no último sábado, 17 de maio. Residindo atualmente em Sorocaba, o garoto representa a academia Bareia Jiu-Jitsu. O torneio é organizado pela IBJJF - International Brazilian Jiu-Jitsu Federation.
Augusto disputou a categoria Júnior 1, faixa cinza, até 30,2 kg, que tinha 15 competidores. Foram três lutas duras: ele finalizou duas e venceu a terceira por pontos, conquistando o título. Atualmente, o catanduvense é o número 1 do ranking mundial em sua categoria e peso.
Apelidado de Guto, o atleta é filho de Murillo Augusto Calminatti Molinari e Tatiane de Souza Molinari. A família mudou-se para Sorocaba, a fim de estar mais próxima das competições importantes que o jovem participa, como o Campeonato Brasileiro, vencido por ele em 2023.
Segundo os pais, Guto sempre foi uma criança bastante ativa, que gostava de praticar esporte desde pequeno. Ele já fez escolinha de futebol, mas foi em novembro de 2021, quando conheceu o jiu-jitsu, que surgiu uma paixão grande que nunca mais parou.
Hoje, ele é atleta federado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE) e Federação Paulista de Jiu-Jitsu (FPJJ). Com isso, compete em diversos eventos esportivos tanto no Brasil quanto fora do país. Somente este ano foram seis campeonatos federados e foi campeão em todos, incluindo o Sul-Americano e o Europeu.
Para Murillo e Tatiane, as conquistas do filho são motivos de muita alegria e orgulho. Eles dizem que Guto sempre foi muito competitivo e hoje ele leva isso para a vida, que já é como a de um atleta profissional. Ele tem acompanhamento de nutricionista, preparação física, alimentação, suplementação, tudo para chegar ao topo – mas com os pés no chão, respeito e disciplina.
AGENDA
No próximo sábado, 24, Augusto disputa a 2ª etapa do Circuito Paulista, da Federação Paulista, e em junho disputará o Campeonato Brasileiro, da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu.
Autor
