A Prefeitura de Santa Adélia, por meio do Departamento de Saúde, encerrou na segunda-feira, 4 de abril, as atividades na tenda para síndrome gripal. De acordo com a pasta, a decisão leva em conta a baixa nos casos positivos de Covid-19 no município.
A tenda iniciou seus atendimentos no dia 13 de abril de 2020 e, conforme registros da Prefeitura, passaram pelo local 12 mil pessoas e foram realizados 7 mil exames.
“A tenda que atendeu os casos de síndrome gripal durante a pandemia, encerra suas atividades. Os motivos foram a redução da procura e dos números de positivos”, informou o Departamento de Saúde em nota.
A pasta destaca ainda que a queda de casos é devido à vacinação. “Um dos motivos da redução é que Santa Adélia tem mais de 80% de sua população vacinada”, frisa.
O Departamento de Saúde comunicou que o atendimento para qualquer sintoma gripal será realizado nas Unidades Básicas de Saúde - UBS. “A partir de agora, quem sentir qualquer sintoma gripal (febre, dor de garganta, dor no corpo, tosse, coriza, dor de cabeça, entre outros) deve procurar as Unidades Básicas de Saúde, que estarão seguindo todos os protocolos da Vigilância Sanitária para o atendimento.”
As UBSs atendem das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. O atendimento para sintomas gripais após às 17 horas será realizado na Santa Casa.
NÚMEROS
Desde o início da pandemia, Santa Adélia registrou, ao todo, 3.894 casos positivos de Covid-19. Foram 62 óbitos em decorrência da doença. Na vacinação, Santa Adélia aplicou 33.435 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 12.791 administradas na primeira dose e 12.065 na segunda. Já a dose adicional totaliza 8.154 e a dose única 425 aplicações.
Autor