
A concessionária Ecovias Noroeste Paulista iniciará nesta segunda-feira, dia 5, a implantação da terceira faixa na rodovia Washington Luís (SP-310), em trecho da região de São José do Rio Preto. Os trabalhos estavam previstos para a segunda passada, 28 de abril, mas foram adiados devido às chuvas. A intervenção partirá de Mirassol, no km 451+800m, sentido interior-capital.
Nesta fase inicial da obra, prevista para ocorrer até meados de junho, serão instaladas barreiras rígidas de concreto, as chamadas New Jersey, entre os quilômetros 451+800m e 449+300m, nos dois sentidos da via. Elas permitirão que os trabalhos de terceiras faixas sejam feitos no canteiro central. Para isso será necessário interditar a faixa 1, à esquerda do fluxo de veículos.
De acordo com a concessionária, instaladas seguindo o canteiro central, as New Jersey têm como objetivo organizar o tráfego e aumentar a segurança para motoristas e trabalhadores da obra. Essas estruturas de concreto delimitam a área de intervenção, evitando invasões acidentais e reduzindo o risco de colisões com maquinário e o atropelamento de pessoas.
A Ecovias Noroeste Paulista divulgará, periodicamente, o cronograma e as interdições necessárias durante a execução dos trabalhos. O fechamento de faixas de tráfego ocorrerá no período diurno, de segunda a quinta-feira, das 7 às 17 horas, e às sextas-feiras, das 7 às 16 horas. Em caso de trabalhos aos finais de semana, o fechamento ocorrerá das 7 às 17h.
Para minimizar impactos, a empresa adotará medidas de sinalização e gerenciamento de tráfego para assegurar que o fluxo nas faixas não afetadas continue sem interrupções. Eventuais fechamentos temporários serão realizados de maneira controlada e comunicados previamente.
O PROJETO
A obra contemplará a construção de 15,8 quilômetros de vias marginais em Rio Preto, entre os quilômetros 436 e 444; em Cedral, na altura do 425, e em Mirassol, entre os quilômetros 446 e 448, além de 26,3 quilômetros de terceiras faixas, do 428 ao 436 e do 444 ao 452.
Entre as principais melhorias destaca-se a reformulação do trevo de entroncamento entre as rodovias Washington Luís e Transbrasiliana (BR-153), com a implantação de novas alças e viadutos de retorno. Também serão feitas melhorias nos acessos a São José do Rio Preto.
As terceiras faixas serão implantadas, em sua maioria, no canteiro central, a fim de evitar desapropriações nas laterais. Elas ficarão entre o quilômetro 428, em Cedral, e o 454, em Mirassol, nos dois sentidos. Também será feita a recuperação do pavimento ao longo do trecho.
SEGURANÇA
Aos motoristas que utilizam o trecho, a Ecovias orienta que mantenham distância do veículo à frente para evitar colisões traseiras; reduzam a velocidade ao se aproximarem da sinalização de obras; planejem a viagem e consultem o cronograma de obras nos canais oficiais da empresa.
Autor
