AME Catanduva recebe recertificação da Acreditação ONA
Selo garante que a organização de saúde cumpre ou supera, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança
Foto: Comunicação/FPA - AME Catanduva está sob gestão da Fundação Padre Albino desde abril de 2021
Por Da Reportagem Local | 18 de maio, 2023

Melhorar os processos e assegurar a qualidade e segurança do atendimento. Para isso, o AME Catanduva, sob gestão da Fundação Padre Albino (FPA), está Acreditado desde abril de 2021 pela ONA - Organização Nacional de Acreditação no Nível 1, de segurança.

A certificação tem validade por dois anos e por isso, nos dias 12 e 13 de abril passado, o AME recebeu a visita de Recertificação, sendo avaliado pela instituição acreditadora, o IBES/Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde, de acordo com o Manual Brasileiro de Acreditação, versão 2022.

A Recertificação ou Upgrade, que foi o caso do AME, acontece dentro do prazo previsto na Norma Orientadora da ONA e a visita pode ser solicitada para se recertificar ou conquistar um nível superior de Acreditação.

De acordo com a FPA, todos os requisitos foram cumpridos, de acordo com o Manual Brasileiro de Acreditação, e o AME foi recertificado, com validade até 2025, mantendo o Nível 1.

Isso quer dizer que “a organização de saúde cumpre ou supera, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais”.

A gerente administrativa do AME, Karulini Polo, ressalta que a conquista foi mérito de todos os colaboradores e da Fundação Padre Albino, “devido ao comprometimento, empenho e trabalho em equipe no único propósito de atender aos pacientes com qualidade e segurança”.

O QUE É?

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.

Realizado de forma voluntária e reservada, o método de avaliação para Acreditação não tem caráter fiscalizatório e constitui, essencialmente, um programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua.

A metodologia ONA é a única no país que acredita em diferentes níveis, o que permite auxiliar as organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci