Alunos de Santa Adélia participam de formatura do Proerd
Evento reuniu estudantes das escolas da cidade e do distrito de Botelho, que acolheram o programa liderado pela Polícia Militar
Crédito: Patrícia Cavalini - Na cerimônia os alunos receberam o mascote do programa e cantaram a música tema
Por Da Reportagem Local | 30 de novembro, 2022

Um momento de festa, respeito e compromisso. Assim foi a formatura dos alunos dos 5º anos de Santa Adélia que fizeram parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Participaram alunos das escolas municipais Dr. Luiz Dumont, Diego Segura Martins, Adelino Honorato Bertolo e Iracema de Moraes Marchezini, do distrito de Botelho, e do Colégio XI de Agosto que acolheram o programa no segundo semestre de 2022.

O evento aconteceu no Centro de Eventos Lar dos Velhinhos no dia 22 e contou com a presença dos pais e familiares dos alunos, além do comandante da 1ª Cia de Catanduva, capitão Osmair Renan Garcia da Costa, do prefeito Guilherme Colombo, da presidente do Fundo Social de Solidariedade e secretária do Bem-Estar Social Jucieli Costa, do vice-prefeito Junior Formigoni, da secretária da Educação Sandra Simon, do comandante interino do Grupamento de Santa Adélia 1º sargento Alexandre Storini de Melo, além de diretores e coordenadores das escolas.

O Proerd é uma ação conjunta da Polícia Militar, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las. É mais um fator de proteção desenvolvido pela PM para valorização da vida.

Os alunos desenvolveram uma redação sobre o programa. No dia da cerimônia, foram premiados os melhores de cada classe, além de duas escolhidas como representantes de todas e lidas para todo o público. Os dois instrutores, Paula e Zerbato, foram aclamados pelas crianças. A admiração pelos policiais militares demonstrou que as instruções e ensinamentos serão lembrados pelo resto da vida.

“Quero agradecer aos policiais militares que estiveram conosco este ano. São pessoas conhecedoras do assunto, que tem um trabalho focado para a prevenção às drogas e parabenizo o excelente trabalho prestado nas escolas. Estendo os agradecimentos às equipes gestoras das escolas, aos professores e a todos os envolvidos direta e indiretamente no programa. A prevenção é essencial, pois só com ela que vamos orientar essas crianças a seguir o caminho do bem”, disse o prefeito Guilherme.

O capitão Osmair falou sobre a importância do programa, mas ressaltou a responsabilidade da família em prosseguir com os princípios que foram plantados nas crianças durante as aulas do Proerd. “Estou há anos na Polícia Militar, e neste caminho já vi muitas pessoas sendo presas e morrerem por conta do tráfico de drogas ou do envolvimento com este mundo. Por isso é tão importante que a família, que está no dia a dia com a criança, oriente, fiscalize e converse para que nenhum desses alunos que estão se formando hoje siga um caminho errado”, enfatizou.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
Bruno & Marrone e Fiduma & Jeca fazem show solidário em prol do HB
Por Da Reportagem Local | 19 de novembro de 2024
Prefeitura de Bebedouro abre concurso público com 78 vagas
Por Da Reportagem Local | 19 de novembro de 2024
Educação 4.0 é tema de encontro em Rio Preto nesta terça-feira