Início - Conheça Como Cada Religião Celebra O Natal
Internacional Nacional

Conheça Como Cada Religião Celebra O Natal

Os budistas, por exemplo, fazem reverência à Buda (Divulgação)

Neste dia 25 de dezembro, na maior parte dos países de cultura cristã, celebra-se o nascimento de Jesus Cristo, considerado pela tradição cristã como o Filho de Deus e uma das três pessoas da Trindade Santa, junto ao Espírito Santo e Deus Pai. Todavia, sabemos que nem nos Evangelhos e nem em quaisquer outros textos que tratam da história de Jesus Cristo há evidências de que ele tenha nascido nesta data. Portanto, será que o Natal é comemorado da mesma maneira em países de outras vertentes religiosas? Conheça os rituais e crenças de outras religiões.

BUDISMO
Para os praticantes do Budismo, o Natal não existe. Isso acontece porque Jesus Cristo não é mencionado nos textos desta religião. A Palavra faz referência a Buda. As festas mais importantes do Budismo ocorrem em Maio, mês em que se relembram o nascimento e morte de Buda. Os budistas, sempre no quinto mês do ano, dão banho de chá em uma imagem de elefante com um bebê em cima. Feito isso, a imagem é colocada em um altar todo enfeitado.

ISLAMISMO
Os islâmicos não atribuem Cristo como Filho de Deus, mas sim como um profeta. Apesar de atribuírem grande importância ao Messias, não dedicam uma data especial para comemorarem seu nascimento. As principais festas sagradas nesta religião são a Eid al-Fitr que consiste na celebração do desjejum após o Ramadã e o Eid al-Adha que marca o encerramento da peregrinação a Meca.

JUDAÍSMO
Assim como no Islamismo, para os Judeus, Jesus não é o Filho de Deus e, por isso, não comemoram a data de seu nascimento. No Natal, eles realizam o ‘Chanuká’, conhecida como “Festa das Luzes”. O objetivo da comemoração é relembrar a reinauguração do Grande Templo de Jerusalém, reconquistados pelo povo judeu após três anos de guerra. Quando foi retomado, perceberam que o templo havia se transformado em um local pagão. Para purifica-lo, acenderam diversas luzes. E daí vem o principal símbolo da ‘Chanuká’, a “menorá”: a cada nove dias uma vela é acesa durante as comemorações.

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Nada é comemorado no dia 25 de Dezembro para os Testemunhas de Jeová. Os fiéis desta religião consideram qualquer tipo de festividade de aniversário pagã. O motivo? Não há nada na Bíblia que ateste essa data sendo o dia do nascimento de Jesus, segundo eles.

UMBANDA
Para a Umbanda, Cristo é relacionado a Oxalá, o maior de todos os Orixás. Portanto, assim como os cristãos, no dia 25 de dezembro os umbandistas comemoraram agradecendo à entidade que, segundo suas crenças, comandam todas as forças da Terra.

TAOÍSMO
Tradicional da China, os praticantes não celebram o Natal. No entanto, a religião tem inúmeras datas onde se comemoram o nascimento de grandes mestres ou sua ascensão. O “Ano Novo Chinês” é a data mais comemorada para os taoístas. Neste dia celebra-se o Senhor do Princípio Inicial.

Da Reportagem Local