Início - Evento 1º Pedal da Roça é Realizado em Catanduva
Esportes

Evento 1º Pedal da Roça é Realizado em Catanduva

Evento aconteceu no último domingo (28), de forma temática mostrando as raízes do campo

Da Reportagem Local


A União dos Ciclistas do Interior Paulista (UCIP) realizou seu 1º Pedal da Roça, com os ciclistas, em Catanduva. O evento aconteceu no último domingo (28) de forma temática mostrando as raízes do campo e teve a participação dos municípios próximos como Itajobi, Novo Horizonte, Borborema, entre outras. A UCIP tenta estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis a comunidade e fomentar o ciclismo na cidade. 
O evento reuniu mais de 150 ciclistas. As Bikes percorreram uma distância de 45 km, saindo do CAIC em Catanduva,  percorrendo por trilhas e chegando a próximo município de Ariranha, onde se concentraram em uma propriedade rural. 
Com o 1º Pedal da Roça, o ciclismo tem conseguido resgatar um pouco das raízes caipiras. Na chegada do passeio, os participantes receberam café da manhã na roça e culinária caipira. Além disso, ainda tiveram o som de moda de viola, com uma dupla, resgatando as raízes caipiras.
“A idéia não é somente fazer os passeios normais de bike e sim criar temas para ficar mais atrativos e também resgatar um pouco do nosso turismo regional através da bike. Resgatar essa idéia de roça que estamos perdendo um pouco e apreciar nossa área rural com o passeio. Nosso café da manhã foi tudo feito lá com o fogão à lenha. Isso é muito importante”, explica João Carlos Barbosa, membro da UCIP. 
A organização do evento acredita que promover atividades saudáveis e integração família é fundamental para fazer com as pessoas optem pela modalidade, que tem crescido no país por representar além de saúde e vida saudável, a mobilidade urbana ecologicamente correta por não agredir o meio ambiente através do uso da bicicleta na cidade.  
“Estamos tentando unir diversos grupos de ciclistas de Catanduva. Além de motivar as pessoas a tomar gosto pela bicicleta para uma vida mais saudável. Esses passeios além de resgatar esse lado da roça, beneficiar também a saúde. Hoje em dia vem sendo recomendado por muitos médicos o uso da bicicleta. É uma terapia, tendo aquele contato com a natureza e integração com as pessoas. Têm desde criança, adolescentes, adultos e idosos participando, são varias faixas etárias”, disse João Carlos Barbosa. 
O próximo passeio está marcado para o dia 31 de outubro, em Catanduva. 
Copa São Paulo de Ciclismo
A equipe UCIP PRO CYCLING TEAM de Catanduva esteve na cidade de Brodowski, interior de São Paulo, participando da Copa São Paulo de Ciclismo, no último domingo (28). Os atletas Roger Augusto e Guilherme Franco estiveram representando a cidade. 
Roger Augusto ficou com a 2ª colocação em sua categoria e Guilherme Franco com a 4ª colocação em sua categoria, em uma prova bastante disputada onde participaram atletas de diversas cidades do estado de São Paulo. 
“Nossa equipe tem evoluído muito nestes 2 meses de nascimento e sempre focando bons resultados colocando  nossa cidade em evidência no ciclismo .”
O próximo desafio da Equipe de Catanduva será o Campeonato Paulista de Mountain Bike XCM, que acontece no mês de setembro na cidade de Socorro, São Paulo.